Pular para o conteúdo principal

Dois judocas medalhistas do Programa Superar.
Foto: Rodrigo Clemente/PBH

Programa Superar amplia atendimento e atividades

criado em - atualizado em

Com a criação de seis novos núcleos de atendimento, o programa Superar, desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel), ampliou de 700 para 936 o número de alunos atendidos. A meta de chegar a 850 atletas até o fim do ano, portanto, já foi superada. 

 

Os novos núcleos são as escolas estaduais de ensino especial Amaro Neves, Sandra Risoleta e João Moreira Salles, além do Colégio Marconi e da Associação de Deficientes Visuais de Belo Horizonte e da Associação de Surdos.

 

Esses novos espaços somam-se ao Centro de Referência da Pessoa com Deficiência, à Escola Municipal de Ensino Especial Frei Leopoldo e ao Clube Palmeiras.

 

O Superar também já conta com uma 15ª modalidade. Trata-se do parataekwondo, cujas aulas são realizadas às 16 horas das terças e quintas-feiras no Centro de Referência.  

 

As outras 14 modalidades do programa são atletismo, basquetebol, bocha regular, bocha paralímpica, dança, futsal, goalball, judô, natação, patinação, rúgbi em cadeira de rodas, tênis de mesa, voleibol sentado e percussão.  

 

Com o objetivo de promover a inclusão social da pessoa com deficiência por meio do esporte, o Superar atende alunos com deficiência física, visual, intelectual, auditiva, múltipla e com autismo.

 

Um dos requisitos para ingressar no Superar é ter idade superior a seis anos, além de apresentação de laudo de deficiência e a existência de vagas. Os contatos para o programa são pelo e-mail superar@pbh.gov.br e pelos telefones 3277- 4546 e 7681.