Pular para o conteúdo principal

Alunos da Rede Municipal confeccionam cartazes de combate ao bullying em inglês
Foto: Divulgação/PBH

Programa da PBH investe na melhoria do inglês dos alunos da rede municipal

criado em - atualizado em
O que o ensino do modo imperativo em inglês pode representar, para alunos do oitavo ano em uma escola, além do esperado aprendizado do idioma? A resposta, encontrada pela professora Isabelle Rabelo, que há seis anos trabalha na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, foi a descoberta de que vários de seus alunos eram alvo de bullying e de chacotas de seus companheiros de classe.  Com isso, o que era uma simples lição de gramática se tornou uma forma de resgatar a autoestima e desenvolver a noção de cidadania dos estudantes. 

A partir do que percebeu durante as aulas, a professora propôs um trabalho aos alunos e o resultado foi uma manifestação das crianças que movimentou a Escola Municipal Maria de Magalhães Pinto, no bairro Itatiaia, região da Pampulha. Com cartazes e faixas elaborados com palavras e frases em inglês, os alunos da professora Isabelle repudiaram as agressões e inspiraram os seus colegas a lutarem por uma escola mais inclusiva. “A aula de inglês se transformou em uma aula de descobertas e de cidadania”, relatou a professora, que é especialista em língua inglesa com abordagens contemporâneas e em tradução à luz do letramento crítico. 

O desenvolvimento dessas práticas escolares inovadoras e a valorização dos professores de inglês da rede municipal faz parte dos objetivos do programa Improve Your English, do qual a professora Isabelle Rabelo faz parte. Desenvolvido pela Prefeitura, o programa atua por meio de capacitações oferecidas em parceria com a Cultura Inglesa, o Instituto Cultural Brasil-Estados Unidos (ICBEU), o British Council e o Partners of the Americas. 

Este ano, Isabelle fez uma qualificação no estado do Colorado (Estados Unidos) graças ao programa e à instituição Partners of the Americas. De acordo com a professora, sem a oportunidade oferecida pelo Improve Your English não seria possível para ela custear seus estudos em uma universidade dos Estados Unidos. 

Ela ressalta a importância dessas capacitações para agregar qualidade às aulas, que sempre ganham um ingrediente a mais com os conteúdos que adquire. “Quero que meus alunos descubram a importância de expressarem suas identidades e culturas em outro idioma, em especial o inglês, é a língua adicional mais falada no mundo”, considera. 

A professora Isabelle iniciou sua participação no ICBEU e já fez capacitações na Cultura Inglesa, com bolsa integral. Ela acredita que o ensino na rede municipal pode abrir as portas do mundo para seus alunos. “Com metodologias ativas, podemos pensar em justiça social e mais oportunidades para os alunos oriundos de escolas públicas. Com uma visão global, eles podem entender e melhorar as comunidades em que vivem”, ressalta. 
 

Afinar conhecimento

Graduada em Letras e com mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Estrangeira pela UFMG, Avany Pazzini Chiaretti é professora de inglês da rede municipal há seis anos. Lotada na Escola Municipal Padre Guilherme Peters, no bairro Novo São Lucas, região Centro-Sul, ela começou a participar das palestras e dos cursos de formação do programa Improve Your English desde que assumiu a função.

“Aceitei fazer parte de um curso de oito meses desenvolvido pelo British Council e pelo programa Improve Your English da PBH. As aulas presenciais aconteciam todas as sextas, durante a manhã, acrescidas de atividades on line. Foi um momento muito gratificante, no qual o encontro com os pares amadureceu muitas ideias e práticas pedagógicas’, relembra Avany.  Ainda nessa época, Avany lembra que a parceria com a Cultura Inglesa consolidou uma política de suporte e formação sistemática do profissional do Inglês.

“A Cultura Inglesa abriu as portas para os professores, oferecendo bolsas integrais de estudo em suas unidades e, desde então, o grupo que aderiu tem tido a oportunidade de afinar conhecimento (conteúdo) e observar a prática do profissional da instituição que está atuando em sala de aula”, ressalta.  

Com 30 anos de experiência no ensino da língua inglesa em todos os níveis, Avany explica que procura tratar o aluno da rede municipal respeitando todas as suas características com relação ao meio socioeconômico em que vive. “Cada escola tem grupos diferenciados com relação a interesses de estudo. Com isso, quero dizer que cada professor engajado no Improve pode, a curto, médio e longo prazos, refinar sua prática na medida em que ele, professor, também está desenvolvendo suas habilidades”, pontua. 
 

Improve Your English

Segundo a coordenadora do Improve Your English na PBH, Maria Ângela Ribeiro Bomfim, o programa quer impulsionar e aperfeiçoar o ensino de inglês na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, contribuindo para a internacionalização da capital mineira. É coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), por meio da Diretoria de Relações Internacionais e da Subsecretaria de Assuntos e Investimentos Estratégicos (SUAIE) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

A iniciativa é estruturada em quatro eixos: treinamento, intercâmbio, sensibilização e diversificação. O programa tem diferenciais como aulas ministradas integralmente em inglês para desenvolver gramática e fluência no idioma, desenvolvimento de metodologias para aplicação em sala de aula, busca de possibilidades de intercâmbio no exterior e sensibilização de professores e alunos para a importância do aprendizado da língua estrangeira.
 

08/10/2018. Programa da PBH investe na capacitação de professores e na melhoria do inglês dos alunos da rede municipal. Fotos: PBH/Divulgação