Pular para o conteúdo principal

Consultório odontológico equipado com técnico ou dentista presente.
Foto: Lilian Lopes

Prefeitura reforma Centro de Saúde na Pedreira Prado Lopes

criado em - atualizado em
Dando continuidade aos projetos de melhoria nas estruturas dos centros de saúde da capital, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio das secretarias municipais de Obras e de Saúde, iniciou a reforma e ampliação do Centro de Saúde da Pedreira Prado Lopes, localizado na Regional Noroeste. O objetivo destas intervenções é proporcionar mais qualidade e conforto no atendimento à população e no trabalho dos profissionais da área.


Já foram realizadas pinturas internas e externas, readaptação de sala para a instalação de dois consultórios médicos, reparos no telhado, na sala de vacinas, no consultório odontológico, instalação de nova sala de zoonoses e melhorias na acessibilidade. Além disso, uma parceria com a Oficina Central da PBH garantiu a renovação do mobiliário e o trabalho de grafitagem na fachada da unidade.


Segundo o gerente regional de Infraestrutura Urbana Noroeste, Jamir Nunes, o trabalho possui um projeto complexo, pois tanto os usuários quanto a equipe técnica do Centro de Saúde possuem demandas específicas de adaptação do espaço. “Após algumas reuniões com os conselheiros locais de Saúde e trabalhadores da unidade, a equipe de técnicos da Secretaria de Infraestrutura, atendeu as demandas levantadas, adaptando a estrutura que já existia para ampliar a capacidade de atendimento e melhorar a estrutura. Também foram realizdos reparos e manutenção em toda a unidade”, explicou.


“A reforma era necessária, pois não conseguíamos melhorar o atendimento por falta de espaço e estrutura. As nossas expectativas estão sendo atendidas e toda a equipe está impressionada com a boa qualidade dos trabalhos, o comprometimento, o cuidado e a delicadeza. Acreditamos que agora vamos conseguir manter todos os serviços que o centro de saúde pode oferecer e atender a população com mais qualidade e de forma mais humana”, disse Heleodora Lamounier, gerente do Centro de Saúde da Pedreira Prado Lopes. 


Os moradores da região já estão aprovando os resultados. “Essa reforma é muito boa para a comunidade, o Centro de Saúde está ficando mais bonito e limpo. Penso que seremos atendidos com mais rapidez após a instalação dos novos consultórios”, disse João Batista Domingos, 64 anos, morador da Pedreira e usuário do Centro de Saúde.


“Tenho notado muitas diferenças com esta reforma, aqui faço acupuntura, controle de artrose, pressão alta e outros tratamentos. Tenho grande admiração pelos funcionários que fazem um ótimo trabalho e são amigos dos usuários do centro de saúde”, concluiu Teresa Pereira Ramalho, de 62 anos.


A obra está prevista para ser concluída em para abril deste ano e profissionais de diversas áreas estão empenhados no projeto, visando também facilitar a acessibilidade de todos os de usuários do serviço.  



Atendimento

O Centro de Saúde da Pedreira Prado Lopes (rua Escravo Isidoro, 601, Bairro Aparecida) recebe diariamente cerca de 200 pessoas oferecendo atendimento clínico para consultas médicas e de enfermagem, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, nutricionista, odontologia, psicologia e assistência social. A unidade também conta com Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e educador físico para academia da cidade.


As reformas fazem parte de projeto da Prefeitura de Belo Horizonte que tem como objetivo melhorar a estrutura e atendimento de todos os Centros de Saúde da capital. Belo Horizonte conta com 152 centros de saúde em funcionamento. As unidades realizam cerca de 30 mil atendimentos diários.  

 

15/03/2018. Centro de Saúde Pedreira Padro Lopes. Fotos: Lilian Lopes/PBH