Pular para o conteúdo principal

Praça Economisa revitalizada, durante o dia.
Foto: Divulgação PBH

Prefeitura garante a manutenção de praças em todas as regionais de BH

criado em - atualizado em

A manutenção de praças da cidade é um trabalho permanente desenvolvido pela Prefeitura. Em dois anos, o valor destinado para essas ações chega a cerca de R$ 15 milhões e, nos últimos dois anos, cerca de 360 praças já receberam intervenções. No geral, são realizados serviços de limpeza, irrigação, podas de árvores e arbustos, pinturas de pisos, colocação de bancos e lixeiras, roçagem dos gramados e intervenções para acessibilidade, de acordo com a necessidade apresentada de cada lugar.

 

O trabalho chegou, este mês, à Praça Economisa, localizada na esquina das ruas Érico Veríssimo e Xavantes, no bairro Santa Mônica, regional Venda Nova. No local, a Prefeitura, por meio da equipe de Infraestrutura da Gerência Regional de Manutenção Venda Nova, realizou obras de revitalização, atendendo à demanda apresentada no Orçamento Participativo 2013/2014.

 

Do dia 3 de julho a 21 de agosto, foram realizadas obras de manutenção e pintura no piso, meio-fio, bancos e na rampa de acessibilidade, além da reforma dos brinquedos, da quadra de peteca, e instalação de cinco mesas de jogos. A praça Economisa tem aproximadamente 3.500 metros quadrados de extensão e abriga equipamentos de ginástica e uma pequena quadra de peteca.

 

 

Espaço de lazer

O aposentado Sidney da Paixão Mota, que frequenta a Praça Economisa há mais de 50 anos, diz que ficou satisfeito com a reforma feita pela Prefeitura. “Hoje as pessoas vêm para fazer caminhada, trazem seus filhos para brincar e sentam para conversar. Virou um espaço de lazer da região”, disse Sidney.

 

Já o pedreiro Márcio Antônio de Oliveira, que mora na região há 42 anos, conta que ficou feliz com o resultado. Ele diz que a praça fica cheia todos os dias, principalmente nos finais de semana. “As mudanças feitas deixaram os frequentadores muito satisfeitos”, contou.

 

O taxista André Luís da Silva conta que o que mais lhe chamou a atenção foi o aspecto da praça, que ficou mais bonita e passou a receber mais cuidado dos frequentadores. “A praça ficou mais viva, alegre e limpa. Agora cabe às pessoas preservarem o trabalho que foi feito nela”, disse André.

 

 

Orçamento Participativo

No início de 2017, havia cerca de 450 obras previstas no Orçamento Participativo, mas que se encontravam paradas ou não inicializadas em diversas regiões de Belo Horizonte. A partir do primeiro semestre de 2017 até agora, a administração municipal retomou mais de 300 desses projetos escolhidos pela população.

 

 

23/08/2019. Manutenção de praças de BH. Fotos: Thayná Almeida/PBH