Pular para o conteúdo principal

Cinco funcionários e técnicos conferem se bueiro está desentupido em rua de Belo Horizonte, durante o dia.
Foto: Divulgação PBH

Prefeitura faz vistorias em áreas de inundação para prevenir enchentes

criado em - atualizado em

O trabalho de prevenção para a época das chuvas, realizado pela Prefeitura, por meio da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), não para nem mesmo no início do período mais seco do ano. Em junho, diversas vistorias conjuntas com os voluntários dos Núcleos de Alerta de Chuva e diversos órgãos municipais estão sendo realizadas para examinar as áreas possíveis de risco, alagamento e inundação nas nove regiões da cidade. Um dos locais já visitados foi a vila Guaratã, na regional Oeste, próxima à avenida Tereza Cristina. A ação contou com participação de representantes da comunidade, da supervisão de Gestão Comunitária da Urbel, da gerência de Manutenção Oeste, da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil de BH, da diretoria regional de Assistência Social e da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap).
 

A supervisora de Gestão Comunitária da Diretoria de Risco e Assistência Técnica da Urbel, Alice Uzêda, destacou a importância da participação dos moradores durante as ações. "Todo ano a gente desenvolve esse trabalho, mobilizando os voluntários dos Núcleos, para que as comunidades façam parte dessas vistorias, identificando situações críticas, como bueiros entupidos e locais com lixo e entulho, atuando sempre na prevenção de riscos e desastres. Em 2019, adiantamos as inspeções para termos mais tempo de atender as demandas da população e nos preparar para o próximo período chuvoso", disse.

 

Ação conjunta

A dona de casa Ana Cristina Rodrigues, 48, que é integrante do Núcleo de Alerta de Chuva e mora na rua Goneri, na vila Guaratã, acompanhou a vistoria. "Nasci aqui e já passei por várias enchentes, como a que aconteceu na virada de 2008 para 2009, a pior de todas, quando a água cobriu e destruiu muitas casas ao longo do rio. Retiraram muita gente, fizeram obra e nunca mais teve uma enchente daquela. Mas dependendo da chuva, a rua alaga e a água ainda entra dentro de casa. Temos que ficar sempre atentos", contou.


De acordo com Maurício Brandão, gerente de Manutenção da Regional Oeste, a solicitação de vistoria em bueiros é frequente nas áreas de alagamento e a despoluição ajuda a minimizar os efeitos causados pelas chuvas. "É muito importante essa limpeza das bocas de lobo para prevenir os danos oriundos de precipitações, pois ela facilita o escoamento da água. Só na região Oeste, aproximadamente 200 bueiros são limpos todos os dias. De janeiro a junho desse ano, foram 197 toneladas de resíduos recolhidos, 1230 metros de rede desobstruída e 202 grelhas trocadas. Mas é preciso que todos colaborem, porque há um grande acúmulo de lixo, entulho e roubo de grelhas metálicas, dificultando o nosso trabalho", explicou.

 

O gerente de Preparação para Emergências da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, Ademilton Araújo, elogiou as ações de mobilização social com os Núcleos de Alerta de Chuva coordenadas pela equipe social da Urbel.“É fundamental esse trabalho que realizamos em parceria anualmente, quando a gente tem a oportunidade de ouvir a demanda dos moradores e vistoriar os locais. São 44 Núcleos, com cerca de 400 voluntários participando, recebendo alerta de chuva, repassando informações e orientando a comunidade para prevenir riscos e desastres”, considerou.

 

 

17/06/2019. Áreas de inundação são vistoriadas pela Prefeitura em parceria com a comunidade. Fotos: Divulgação/PBH