Pular para o conteúdo principal

 Prefeitura de BH prorroga inscrições para o Programa Mulheres na Obra
Divulgação/PBH

Prefeitura de BH prorroga inscrições para o Programa Mulheres na Obra

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte prorrogou até 13 de dezembro as inscrições para os cursos de Eletricista de Instalações Prediais de Baixa Tensão e o de Hidráulica Predial, oferecidos pelo Programa Mulheres na Obra. Com a extensão do prazo, que inicialmente terminaria no dia 30 de novembro, mais mulheres poderão participar.

As inscrições podem ser feitas pelo telefone (31) 98419-7940 e por meio da equipe social da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel) que atende a região Oeste. Além desses canais, na segunda (4) e quarta-feira (6) serão realizados plantões de atendimento presencial na Associação dos Moradores do Aglomerado Cabana (Asmac), localizado na Rua São Geraldo, 265 - Cabana. São 20 vagas para cada uma das formações.

Os critérios de seleção são: a mulher ser moradora da região do Cabana, renda per capita menor, ser mãe solo e número de filhos menores de 18 anos. Aquelas que estiverem em situação de vulnerabilidade social vão receber uma bolsa mensal de até R$ 650, condicionada à frequência no curso.

As aulas serão realizadas de segunda a sexta-feira no período noturno. As atividades teóricas acontecerão no CRAS Vista Alegre e as aulas práticas de hidráulica no Senai Paulo de Tarso, no Coração Eucarístico.

A diretora de Trabalho Técnico Social da Urbel, Ana Flávia Machado, ressalta a importância do Mulheres na Obra para a geração de renda, o fortalecimento da economia local e a quebra de estereótipos no setor da construção civil. “Esse programa é um grande avanço para as ações de desenvolvimento econômico que realizamos com o trabalho social nas obras. Além de viabilizar a formação de mulheres e criar uma possibilidade potencial de inclusão no mercado de trabalho na própria obra, também reforça a ideia de que elas podem ocupar diversos postos de trabalho, mesmo aqueles que historicamente foram preenchidos em sua maioria por homens”, afirma.

Futuramente, o Programa Mulheres na Obra ainda oferecerá cursos destinados à formação de “Pintora de Obras Imobiliárias”, “Pedreira de Alvenaria”, “Pedreira de Acabamento” e “Carpinteira de Obra”.

Programa Mulheres na Obra

O Programa Mulheres na Obra vai capacitar mulheres para atuar na área da construção civil, além de garantir pelo menos 10% das vagas nos canteiros das obras contratadas pelo município para mulheres. O objetivo do Programa é investir na qualificação profissional e no desenvolvimento econômico, beneficiando não apenas as mulheres, mas também suas famílias, as comunidades e a cidade como um todo.

Inédita entre as capitais, a iniciativa visa também empoderar economicamente mulheres, em especial as que moram em áreas de risco, e dar a elas capacitação profissional para que possam buscar espaço no mercado de trabalho no setor privado.

Essa é uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smobi), em parceria com o Banco Mundial, e conta com o trabalho de mobilização social da Urbel.