Pular para o conteúdo principal

Belotur representa BH em encontro das cidades criativas da gastronomia
Foto: Edson Puiati

Prefeitura de BH participa de encontro das cidades criativas da gastronomia

criado em - atualizado em

Belo Horizonte esteve presente no “I Encontro Brasileiro das Cidades Unesco da Gastronomia” em Florianópolis (SC), agenda que ocorreu entre os dias 2 e 4 de agosto. Representada pela Belotur, a capital mineira foi convidada a participar do evento para compartilhar as principais ações desenvolvidas pelo município para o setor. O evento foi uma iniciativa do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac de Santa Catarina, em parceria com a Associação FloripAmanhã, responsável pela gestão da designação de Florianópolis como Cidade Criativa da Gastronomia. 

A Belotur apresentou o case do Centro de Referência de Segurança Alimentar e Nutricional - Mercado da Lagoinha, sob a ótica da cultura alimentar mineira, geração de renda e proteção social pela gastronomia, sendo essa uma ação desenvolvida em Belo Horizonte pela Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional. 

“Trabalhada pela Belotur como um dos pontos prioritários para a promoção turística da cidade, a nossa gastronomia foi destaque em mais um importante evento das cidades criativas da Unesco. Dessa vez, nossa apresentação focou nas ações de cultura alimentar e proteção social pela gastronomia, conduzidas com a qualificação da Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional de Belo Horizonte. O intercâmbio, a cooperação e o compartilhamento entre todos os destinos presentes fortalece ainda mais a gastronomia e as práticas alimentares da nossa cidade”, afirma Gilberto Castro, presidente da Belotur. 

A participação da capital mineira também contou com a realização de uma aula show que foi conduzida pelo professor e chef de cozinha Edson Puiati. O profissional, que atua há mais de 35 anos no setor, apresentou, juntamente com os chefs Luciano Avellar e Mauro César, do Senac Minas, apresentou uma releitura do fígado com jiló, tradicional prato da culinária mineira. “Me sinto muito honrado em representar a capital dos botecos nesse evento com vários destinos gastronômicos do país.  São culturas diferentes e distintas, mas cada uma com toques e ingredientes especiais”, afirma o chef Puiati. 

Além de Belo Horizonte, outras três cidades brasileiras (Belém, Florianópolis e Paraty), que também possuem o título na mesma categoria, estiveram presentes na agenda.