Pular para o conteúdo principal

 Prefeitura de Belo Horizonte realiza a Virada Cultural de Todo Mundo 2023
Foto: Arte/PBH

Prefeitura de Belo Horizonte realiza a Virada Cultural de Todo Mundo 2023

criado em - atualizado em

Viver o Centro e redescobrir a Cidade. Este é o convite da Virada Cultural 2023 para o público vivenciar as múltiplas possibilidades que Belo Horizonte vai oferecer, durante 24 horas, com uma rica programação gratuita envolvendo cultura, entretenimento, esportes, gastronomia e intervenções urbanas. Com o tema "Virada Cultural de Todo Mundo", a 8ª edição será realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o Instituto João Ayres, selecionado por meio de chamamento público, que celebra a união do poder público e da Organização da Sociedade Civil (OSC). O evento será realizado nos dias 19 e 20 de agosto e se integra ao programa da PBH "Centro de Todo Mundo”, que busca qualificar a região central aumentando as oportunidades de moradia, trabalho e lazer.

Serão 24 horas dedicadas às mais diversas linguagens artísticas e culturais, como música, artes cênicas, artes visuais, audiovisual, jogos, lazer, tecnologia, bem-estar e saúde, cultura popular, gastronomia, literatura, moda, intervenções e instalações urbanas, entre outras. A programação completa pode ser consultada no portalbelohorizonte.com.br/virada. 

Este ano, a programação da Virada Cultural tem como base cinco pilares: Patrimônio (com a valorização dos bens tombados, paisagem urbana e bens imateriais); Sustentabilidade (com ações ambientais, reciclagem e fomento à economia local); Vivência (com uma nova forma de circular pelo Centro da capital a pé); Diversidade e Inclusão (com ações e atividades que atendam a públicos diversos e que contemplem as pessoas em suas singularidades).

Iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, com a parceria cultural do Sesc, a “Virada Cultural de Todo Mundo” contará com mais de 240 atrações no centro da cidade. Serão seis palcos: Palco Sesc, na Praça da Estação; Palco Viaduto, localizado embaixo do Viaduto Santa Tereza; Palco Gramado e Palco Parque, ambos no Parque Municipal; Palco Praça Sete, na rua Carijós; e Palco Guaicurus, que fica na tradicional rua do hipercentro. Além de oito Percursos entre os Palcos: Circuito Parque, Edifício Central, Praça da Estação, Teatro Francisco Nunes, Espaço Cine, Pista de Patins, Museu da Moda (Mumo) e Mercado das Flores. 

A secretária Municipal de Cultura, Eliane Parreiras, destaca que a Virada Cultural é um evento marcado pela diversidade. “A Virada Cultural de Belo Horizonte é um momento especial para descobrir e redescobrir o hipercentro, essa joia da nossa cidade. A Virada de 2023 foi pensada para oferecer ao público uma programação cultural plural, esportes urbanos, lazer e entretenimento. É uma Virada que incentiva o olhar sobre o patrimônio cultural, a produção artística local, a cena contemporânea, os movimentos culturais que já ocupam o Centro, como o Hip-Hop, o Samba, a Música eletrônica, o Soul e a Gastronomia, além da Sustentabilidade, em parceria com quem já faz o dia a dia desse lugar especial, porque o Centro é de todo mundo e é de cada um”, comemora. 

A presidente da Fundação Municipal de Cultura, Luciana Féres, ressalta que a Virada Cultural é um dos principais eventos do calendário estratégico de Belo Horizonte. “A Virada Cultural de Todo Mundo simboliza a potência e a diversidade da arte e da cultura, a partir de uma programação ampla com atrações e atividades locais, juntamente com alguns nomes de âmbito nacional. A proposta é que a população possa vivenciar o espaço urbano e o patrimônio cultural em outro ritmo, usufruindo de uma programação artística em diversos percursos e palcos”, celebra Luciana Féres.

A gerente de Cultura do Sesc em Minas, Manuela Paiva, destaca a capacidade da Virada Cultural de reforçar os laços entre o Centro da cidade e as artes. “O Centro de BH é um local de fluxo intenso no dia a dia. É muito especial proporcionar à população uma nova forma de interagir com esse espaço por meio dessa programação cultural. O Sesc faz parte do Centro de Belo Horizonte, com o Sesc Palladium, o Edifício-Sede e outras unidades ali localizadas, portanto, é muito importante para nós essa parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte na realização da Virada, promovendo um palco com atrações de destaque na Praça da Estação”. 

A Virada Cultural de BH também se destaca por sua abordagem transversal e atuação integrada, estabelecendo sinergia entre as diversas secretarias da Prefeitura para garantir maior segurança, conforto e tranquilidade para o público. Ao unir forças com entidades como Belotur, BHTrans, Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção, Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, Superintendência de Limpeza Urbana, entre outros parceiros, a Virada se configura como um evento multifacetado que não apenas celebra a riqueza cultural da cidade, mas também integra e coordena esforços em áreas cruciais para o seu acontecimento. Essa colaboração demonstra o compromisso da Prefeitura de Belo Horizonte com o bem-estar, a segurança e a fluidez operacional, garantindo que o evento seja harmonioso para todos. 

Cidade de Todos 

Partindo do programa da PBH, "Centro de Todo Mundo", foi criado o conceito da 8ª edição, "Virada Cultural de Todo Mundo", que faz um convite para o público vivenciar coletivamente a cidade. "É um evento público que valoriza de fato a pluralidade da população, entendendo a força da singularidade. Ao trazer o indivíduo para o centro do nosso discurso e da comunicação, buscamos dar luz ao seu protagonismo, gerando, assim, mais identificação e pertencimento", explica Airam Resende Boa Morte, presidente do Instituto João Ayres. 

O caminho criativo desenvolvido para a Virada 2023 também está em sintonia com os projetos da Prefeitura de Belo Horizonte "Centro de Todo Mundo" e "Zona Cultural Praça da Estação", direcionando o foco do público para o Centro de BH e também para o Patrimônio Cultural. 

Em busca do protagonismo de cada cidadão, em relação à cultura e à cidade, nasceu o selo VC | BH, uma referência às iniciais da Virada Cultural, e também à abreviação de "você", que traz a individualidade de cada cidadão. A paleta utilizada na comunicação representa as cores do céu ao longo de 24h - mesmo período do evento, da alvorada ao crepúsculo. Além disso, as formas utilizadas na composição visual propõem movimento e remetem a cuidado, afeto e união. 

Já a cenografia dos espaços e lounges para a Virada Cultural se integram aos cenários da cidade de forma dinâmica e poética. Foram projetados diversos “espaços instagramáveis” que proporcionarão experiências de interação, além de locais de descanso e descompressão para o público. 

O lounge “Cidade de Tijolos e Ideias”, na Praça da Estação, foi inspirado na construção coletiva e contínua de Belo Horizonte. O espaço apresenta mobiliário de tijolos de cerâmica, andaimes e faixas pintadas por "letristas" com mensagens sobre diversidade cultural, gênero e convivência harmônica. Essa cidade cenográfica busca transmitir a essência da vida urbana. “Brilha, brilhou!” será o espaço instagramável da Rua Guaicurus, inspirado na histórica zona boêmia da cidade. O ambiente apresentará vários globos espelhados e um piso de vinil prateado, proporcionando um cenário brilhante e festivo. 

No Palco do Duelo de MCs, sob o Viaduto Santa Tereza, o público terá acesso ao espaço denominado “O Trânsito dos Corpos Que Dançam e Voam - Cabeça Dura, Coração Mole”. Esferas de concreto serão transformadas em um "sofá urbano" com revestimento de espuma e tecido com rostos impressos: a instalação "Cabeça dura, coração mole" reflete o espírito das batalhas de MCs. 

Nos “Corpos que Dançam e Voam”, bonecos espantalhos em tecidos sintéticos e fibras de poliuretano, serão iluminados com lâmpadas coloridas e afixados em uma estrutura de andaime, criando uma atmosfera ao mesmo tempo mágica, fantasmagórica e cativante. Os totens instagramáveis serão compostos por cones acesos, reverberando a Cultura de Rua. 

Já o lounge “Floresta Mágica” estará presente no Parque Municipal, tendo sido criado a partir de pneus reciclados, pintados de verde e iluminados por lâmpadas coloridas, formando uma "floresta sintética". Além de chamar atenção para o risco ambiental da produção de resíduos, esse espaço convida os participantes a se reunirem e aproveitarem a Virada Cultural de Todo Mundo em meio a uma atmosfera encantadora.

Programação 

Durante 24 horas, o hipercentro de Belo Horizonte se torna um caldeirão cultural com atividades para todas as idades. Com a “Virada Cultural de Todo Mundo”, a cidade pulsa com shows, exposições, saraus, cinema, brincadeiras, teatros, instalações e tantas outras manifestações. Com uma curadoria cuidadosa, que selecionou as atrações dessa grande festa, a Virada Cultural 2023 realizou também um chamamento público para selecionar propostas artísticas.  

Na Virada, o Centro de Belo Horizonte é transformado em um grande palco para diversas expressões artísticas, sobretudo da cena local, e com importantes nomes nacionais: desde o rock dos Titãs com o show Olho Furta-Cor; passando pela revelação mineira Augusta Barna; o rap de Thaíde que invade a pista; Gaby Amarantos com o som legítimo do Pará se misturando com o pop da artista mineira Paige; Adriana Araújo, que vem despontando no Samba de Minas Gerais; o músico internacional Aki Kumar, com uma apresentação única que mescla blues e música indiana; entre muitas outras atrações musicais. 

O evento também reúne projetos parceiros que já acontecem no Centro e são fundamentais para a cultura da cidade. Será uma oportunidade de experienciar a potência da cena belo-horizontina em um único dia com o Mundialito de Rolimã, a Gaymada e o Duelo de MC's, além de iniciativas parceiras como a Festa da Luz, o Festival Tranquilo, a Festa Transa e a Festa Alta Fidelidade, entre outras. 

Pensando nas diversas possibilidades de vivenciar o território do hipercentro, o Viradão Gastronômico vem complementar a programação com 34 estabelecimentos e uma variedade de opções saborosas, uma marca de Belo Horizonte, reconhecida internacionalmente como “Cidade Criativa da Gastronomia”, título concedido pela UNESCO em 2019. O público poderá desfrutar também da Rota Sabores #ZCPE, da Zona Cultural Praça da Estação, que apresenta o Circuito "Varanda Central, Janela de Todo Mundo", nos corredores dos Bares e Restaurantes do icônico Edifício Central, e "Para Sempre Mandruvá", que vai homenagear Mandruvá, o artista da Velha Guarda do Samba de BH que faleceu neste ano, em show no Quarteirão dos Coqueiros da Av. Amazonas.

Homenagens  

Importantes homenagens fazem parte da Virada Cultural de Todo Mundo. É o caso do mestre Maurício Tizumba, que será reverenciado pelos seus 50 anos de carreira; do Hip-Hop, que completa 50 anos no mundo e 40 no Brasil;  além da homenagem aos Garis da SLU, que realizam um trabalho relevante e essencial para a cidade.
 
Viradão gastronômico e rotas #ZCPE 

Uma grande riqueza do Centro de Belo Horizonte é a Gastronomia. Estabelecimentos e pratos icônicos que fazem parte da história da capital mineira estão mapeados no “Viradão Gastronômico”, sucesso em 2022, que volta a integrar a “Virada Cultural de Todo Mundo”. Sob curadoria da jornalista gastronômica Lorena Martins, o Viradão contempla 34 estabelecimentos com as mais variadas opções de bares, restaurantes, barraquinhas, padarias e lanchonetes, distribuídos no perímetro do hipercentro, em lugares como a rua Sapucaí, Rua da Bahia, Av. Santos Dumont e o edifício Maletta, entre outros. Com refeições para todos os momentos do dia, do café da manhã ao jantar, os estabelecimentos  do Viradão terão preços e cardápios especiais.

A Virada Cultural de Todo Mundo também vai contar com a ação ROTAS #ZCPE, do projeto Zona Cultural Praça da Estação, que são atividades que propõem para a população da cidade diferentes possibilidades de vivenciar este território. Durante a Virada, a Rota Sabores #ZCPE oferece, através dos Circuitos "Varanda da Central, Janela de Todo Mundo" e “Para Sempre Mandruvá” dois momentos de experimentação da riqueza gastro cervejeira e cultural de importantes espaços da região.

No sábado, o público poderá ocupar as varandas do Edificio Central, que são verdadeiras “janelas” para a vida de BH, aproveitando as intervenções artísticas e culturais realizadas nos corredores de Bares e Restaurantes do prédio, tombado pelo patrimônio histórico da capital. Já no domingo, nos bares do Quarteirão dos Coqueiros, na avenida Amazonas, artistas da cidade se reúnem em uma  homenagem a Mandruvá, artista da Velha Guarda do Samba de BH que faleceu este ano. Na ocasião, haverá cortejo e Rodas de Samba com diversos bambas do Samba mineiro. O Mestre de Cerimônia desse evento será o Jornalista Acyr Antão. 

Virada social 

Na “Virada Cultural de Todo Mundo”, as pessoas em situação de rua ou de vulnerabilidade social também contam com ações sociais gratuitas que visam o bem-estar.  É o caso do “Banho de Amor”, com corte de barba e cabelo, atendimento básico e banheiros itinerantes para banho, na Rua Araão Reis, esquina com Rua Caetés. Já o “Sopa de Pedra” vai oferecer alimentação na pista de Skate debaixo do Viaduto Santa Tereza. The “Street Store” também marcará presença na Virada. A iniciativa solidária visa oferecer maior conforto e ajudar na recuperação da autoestima dos moradores de rua. Os participantes poderão escolher inúmeras peças de vestuário, incluindo calças sociais, tênis e agasalhos diversos. 

Virada sustentável

Além de cumprir sua missão cultural e diretrizes da política pública da PBH, na “Virada Cultural de Todo Mundo”, o pilar “Sustentabilidade” contará com ações preventivas e educativas relacionadas ao impacto ambiental. 

Várias experiências e ações de sustentabilidade estão distribuídas em todo o evento. É o caso da Arte-instalação "Resíduo insólito" - Sofá Chiclé, no Edifício Central, que levanta a discussão e conscientização sobre o lixo, o descarte irregular e os dejetos que se acumulam pela cidade. No Museu da Moda ocorrerá a oficina “UPCYCLING: uma peça, um universo” o Upcycling é uma técnica que consiste na reutilização de uma peça para a criação de um outro produto inusitado, com o auxílio de designers de moda. 

Já no Parque Municipal ocorrerá o Bate-papo “Inovação e Sustentabilidade no BH-TEC"; distribuição de Joaninhas, com apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente;  realização de palestras e distribuição de cartilhas educacional e socioambiental para o público de diversas idades. 

A cenografia, por sua vez, contribuindo para ações sustentáveis, usará pneus reciclados nas áreas de descanso. Em parceria com a BH Recicla, serão disponibilizados dois pontos para coleta de lixo eletrônico. Após a avaliação do GEE-Inventário Ambiental de Gases do Efeito Estufa do evento, será realizado o plantio de árvores, em conjunto com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, para compensação dos gases emitidos.  

Virada segura

A Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCMBH) manterá um efetivo de 200 agentes atuando durante as 24 horas, utilizando 20 motocicletas, 18 viaturas, um microônibus e uma Unidade de Segurança Preventiva (USP).  As estações do MOVE serão percorridas durante as rondas preventivas, para que o embarque e desembarque do público ocorra com segurança e tranquilidade. 

Os 150 alunos do Curso de Formação, em fase final da preparação, também estarão nas ruas, sob a supervisão dos veteranos. Os guardas municipais irão priorizar as rondas preventivas a pé, circulando entre o público, com o objetivo de coibir a prática de furtos, de agressões e de ocorrências de importunação sexual.

Já as viaturas serão utilizadas para dar agilidade ao deslocamento das equipes, sempre que necessário, e para ampliar o patrulhamento a todo o entorno das áreas de apresentações culturais, previstas na programação oficial.

A cidade será monitorada também por meio das mais de 4 mil câmeras visualizadas pelo Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), que irá ativar um Posto de Comando no formato presencial, especialmente para a Virada. A medida visa dar rapidez à tomada de decisões que garantam a mobilidade dos cidadãos, o fluxo de veículos emergenciais (como ambulâncias e viaturas do Corpo de Bombeiros) e manutenção da ordem pública.

Trânsito e transporte 

Haverá o fechamento do hipercentro a partir das 14h de sábado (19), com reabertura a partir da madrugada de segunda-feira (21). 

O metrô irá funcionar, ininterruptamente, durante toda a noite e todo o dia, com intervalo entre os trens de 15 minutos. Em relação aos ônibus, haverá reforço nas estações e nas linhas da Regional Leste. 

Limpeza urbana 

Serão empenhadas 22 equipes, contemplando 130 garis, 4 caminhões pipa, 1 caminhão báscula, 2 caminhões compactadores, além do serviço de varrição rotineiro no hipercentro, que ocorre 4 vezes por dia.

Virada Cultural 

A Virada Cultural de Belo Horizonte é um dos mais importantes Festivais do Município e está consolidada na agenda estratégica da cidade. Tem como objetivo valorizar a produção artística local, fortalecer a economia criativa e contribuir para a difusão e democratização do acesso à cultura na região, pilares da política pública desenvolvida pela PBH. Já foram realizadas sete edições, que somam a participação aproximada de 20 mil artistas e profissionais da cultura e mais de 3.000 atrações, alcançando um público de mais de 2,5 milhões de pessoas. 

Zona Cultural Praça da Estação (ZCPE)

A Zona Cultural Praça da Estação (ZCPE) é uma área de interesse cultural reconhecida pelo Decreto Municipal 15.587 de 2014. A iniciativa conjunta entre Prefeitura e sociedade civil busca consolidar e fortalecer o território como espaço central, de convergência física e simbólica de toda a cidade, valorizando tanto o conjunto arquitetônico tombado pelo Patrimônio Cultural Municipal, os diversos espaços e equipamentos culturais, quanto  os inúmeros movimentos artísticos, grupos, coletivos e agentes culturais que ocupam e fazem da ZCPE o “coração da cidade”.

A partir do projeto ZCPE, a Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura promovem a articulação entre poder público, iniciativa privada, equipamentos culturais, artistas, agentes, produtores culturais e sociedade civil na valorização da diversidade cultural da região. 

Instituto João Ayres 

Fundado em 2006 em Belo Horizonte, o Instituto João Ayres é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), pelo Governo Federal. Desde sua fundação, apoia projetos, grupos e movimentos que valorizam a diversidade cultural, bem como o desenvolvimento de linguagens e manifestações artísticas que promovam a sustentabilidade e a igualdade de gênero. A instituição oferece suporte a projetos culturais, desde a criação, elaboração, formatação, captação, até sua realização e difusão. Viabilizou patrocínios de importantes empresas para iniciativas nas áreas de música, teatro, circo, dança, audiovisual, artes visuais, literatura, culturas tradicionais e populares. Ao longo de sua trajetória, realizou diversos eventos culturais, entre exposições, lançamentos de livros e festivais de rua, entre eles o Carnaval de Belo Horizonte, BH Jazz & Blues, Circuito Minas Musical, Minas das Artes Gerais, Do Barroco à Transparência, Viaduto das Artes e Noturno nos Museus.