Pular para o conteúdo principal

Prefeitura dá início a Jogos Escolares de Belo Horizonte no sábado, dia 5/5

criado em - atualizado em

Leandro Dias de Jesus, de 13 anos, aluno da oitava série e integrante da equipe de futsal da Escola Municipal São Rafael, não se intimidou com o friozinho na barriga e subiu ao palco para fazer o juramento do estudante-atleta diante dos quase 1200 colegas que participaram do desfile da abertura oficial da edição 2018 dos Jogos Escolares de Belo Horizonte (JEBH), neste sábado (5 de maio), no Ginásio do Mackenzie, no bairro Santo Antônio, região Centro-Sul: “Prometo que participarei dos Jogos Escolares de Belo Horizonte, respeitando os demais competidores e as normas que regem a competição, promovendo a confraternização e a solidariedade, primando pelo espírito esportivo, juro.”

 

Realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) pelo segundo ano seguido, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Smed), o JEBH, que vai se estender até 16 de junho próximo, tem 25 modalidades, entre olímpicas, não olímpicas e paralímpicas.   

 

O juramento lido ao microfone por Leandro de Jesus foi repetido frase a frase, em uníssono, pelos estudantes-atletas que representaram no desfile de entrada as 115 instituições escolares participantes do JEBH deste ano.

 

A cerimônia de abertura teve início por volta das 9h30 deste sábado, com o desfile. Após a entrada de todas as delegações, os estudantes-atletas ficaram posicionados na quadra do ginásio, em frente ao palco. Em seguida, houve a execução do Hino Nacional.

 

A vibração no ginásio foi geral com a entrada do fogo simbólico. Atleta do tênis de mesa PCD (Pessoa Com Deficiência), Matheus Michetti, 13, integrante do Programa Superar, da PBH, foi o primeiro a conduzir a tocha.

 

Beatriz de Alencar, 14, aluna do Colégio Santa Dorotéia e atleta de futsal, foi a segunda na condução da tocha, passando-a depois para Sávio Augusto, 17, aluno da Escola Estadual Maurício Murgel e atleta de futsal.

 

Coube a Brenda Francislainy, 13, aluna da Escola Municipal Mário Werneck e também atleta de futsal, a nobre missão de ser a última do revezamento e, assim, acender a pira olímpica no Ginásio do Mackenzie.

 

Após o juramento do estudante-atleta e o discurso de autoridades presentes, o vice-prefeito de Belo Horizonte, Paulo Lamac, fez a declaração oficial de abertura do JEBH 2018, encerrando a cerimônia em meio aos aplausos do público.    

 

“A realização dos Jogos estende a prática esportiva para alunos de escolas de vários bairros da cidade e de vários segmentos da sociedade. As delegações de estudantes presentes neste ginásio mostram que BH tem muitas caras. É uma diversidade fantástica. Esta é a cidade que queremos, de todos e para todos”, afirmou Paulo Lamac, desejando que o espírito esportivo prevaleça entre os estudantes que participam dos Jogos.  

 

O secretário da Smel, Elberto Furtado, destacou que a realização do JEBH promove  a convivência social e esportiva de alunos de escolas públicas e particulares, além de instituições de paradesporto  e do Programa Superar, da PBH. “O JEBH é uma demonstração do papel social do esporte na sociedade”, pontuou.

 

Angela Dalben, secretária da Smed, disse que cinco palavras traduziam perfeitamente o JEBH: energia, projeto de vida, inclusão, cidadania e democracia. Ela fez questão de exaltar a memória de Bebeto de Freitas, titular da Smel no ano passado e morto em 13 de março último. “O trabalho de Bebeto de Freitas com Elberto Furtado, agora o nosso secretário, viabilizou a participação de 124 mil jovens nas atividades esportivas dos clubes  particulares da cidade”, enfatizou Dalben.

 

Também compuseram a mesa de autoridades na cerimônia de abertura o representante da Secretaria Estadual de Esportes, Frederico Pessoa;  o presidente do Mackenzie, Carlos Rocha; a representante da Secretaria Estadual de Educação, Celina Gontijo; e a coordenadora da Regional Centro-Sul, Patrícia Furtado.