Pular para o conteúdo principal

Crianças brincando na beira do lago que fica no parque
Foto: Divulgação/PBH

Prefeitura conclui obras de eliminação de risco na Vila Jardim do Vale

criado em - atualizado em
Riquelme, de 6 anos, e Cauã, de 4 anos, não conseguem esconder a alegria de ter um lugar para brincar na Vila Jardim do Vale, região do Barreiro, onde moram desde o nascimento. Na beira do lago, que fica em um parque implantado pela Prefeitura, através da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), os meninos se distraem, molhando pés, mãos e procurando peixinhos. O lago é a brincadeira predileta dos irmãos, mas Riquelme também adora levar os amigos para brincar de esconde-esconde no parque. “Gosto muito que eu escondo nos matinhos e é muito difícil de achar”, conta o menino.
 
Para a mãe, Angélica Silva, o parque foi uma grande conquista da comunidade, garantindo o sossego dos pais enquanto as crianças se divertem. “Todo sábado à tarde a gente vem aqui depois que o sol abaixa, e no domingo também. Achei o parque ótimo. Aqui não tinha lugar pra brincar e eu ficava com medo deles na rua por causa de carro. Meu filho gosta tanto que um dia chegou aqui e pulou dentro do laguinho com mochila e tudo. A obra também mudou a paisagem. Aqui era feio demais porque tinha muito lixo e risco antes”, concluiu. 
 
O parque implantado na comunidade é apenas parte das intervenções realizadas na Vila Jardim do Vale através do PAC Encostas. As obras têm o objetivo de eliminar o alto risco geológico de deslizamento em vários pontos da cidade. Segundo o engenheiro da Urbel, Marco Antônio Gomes, também foram executadas obras de ligação da rua dos Independentes com a rua Silva Menecucci, que envolveu o alargamento da rua, contenções em gabião e remoção de famílias cujas moradias estavam em área de risco, além de pavimentação.
 
Outro trecho da obra foi o alargamento da rua dos Independentes; a implantação de uma área de preservação/parque com plantio de várias mudas de árvores; e a rua Lima Drummond, onde foram feitas contenções de encosta, rede de drenagem, rede de esgoto, captação de águas pluviais e pavimentação intertravada. Pra finalizar, também foram construídas três pequenas áreas de convivência em terrenos remanescentes; e uma escadaria de acesso que liga as ruas Lima Drumond e Silva Menecucci, o que tem facilitado muito o deslocamento dos moradores entre as partes alta e baixa da Vila Jardim do Vale.
 
Com tanta mudança, Joventina de Souza, liderança comunitária da região, que acompanhou as obras de perto desde o início, só tem motivos para comemorar. “Falar dessa obra é difícil. A situação que a gente vivia, a área que tinha, além de ser de risco geológico, era de lixo, cheia de barro, perigosa. É muita felicidade receber essa conclusão. É uma situação que a gente nem tinha esperança porque era uma obra muito cara. Presenciando toda essa beleza, eu só tenho a agradecer a todos que participaram do projeto. Tá tudo seguro agora. Estou muito feliz e a comunidade também”. 
 
Para a realização das obras foram removidas, e estão sendo reassentadas pela Prefeitura, 30 famílias que saíram de áreas de risco ou de trecho de obra. O total de investimento para a realização das intervenções foi de R$ 2,9 milhões provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.
 

16/07/2018. Jardim do Vale - Conclusão de obras. Fotos: PBH/Divulgação