Pular para o conteúdo principal

Prefeitura conclui obra de erradicação de risco geológico no Conjunto Taquaril
Foto: PBH/Divulgação

Prefeitura conclui obra de erradicação de risco geológico no Conjunto Taquaril

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte finalizou mais uma obra de tratamento de encosta, dentro do Programa de Gestão de Risco Geológico-Geotécnico, no Conjunto Taquaril, na região Leste da capital. As intervenções foram realizadas pela Urbel na Rua Arco-íris, 436, onde houve tratamento e estabilização da encosta, construção de muros de arrimo, guarda corpo e escadaria para melhoria do acesso. A PBH investiu aproximadamente R$ 200 mil na obra, com o objetivo de erradicar o risco geológico e garantir que as famílias permaneçam em suas moradias com segurança.

 

Luiz Moreira, engenheiro da Urbel que supervisionou a obra, conta que o local apresentava situação de risco geológico alto, comprometendo a moradia e a segurança da família. “Para minimizar o risco nós fizemos o tratamento da encosta e muros de contenção acima, abaixo e na lateral da casa, além da construção de uma escadaria que facilitará o acesso à moradia, principalmente no período chuvoso. E a finalização dessa obra trouxe proteção não só para uma família, mas para outras do entorno também”, explica o engenheiro.

 

Aleandra Cristina Prates, uma das moradoras beneficiadas, comenta sobre sua satisfação com a obra.  “Moro nessa casa desde que nasci e, depois que tive meus dois filhos, era difícil dormir em paz sabendo que minha família corria perigo. Além de ter sido realizada em pouco tempo, não foi preciso sair de casa e o resultado superou minhas expectativas. Eu e meus vizinhos ficamos muito agradecidos porque agora podemos transitar e dormir em segurança”, disse.

 

A obra na Rua Arco-íris faz parte do Programa de Gestão de Risco Geológico-Geotécnico lançado pelo prefeito Noman Fuad em 2022. A PBH investe R$ 118 milhões no programa para a realização de quase 340 obras por toda a cidade. Do conjunto de intervenções previstas pelo programa, a Prefeitura já concluiu mais de 260 obras e estão em andamento pouco mais de 70 intervenções.