Pular para o conteúdo principal

PBH seleciona OSC parceira para realização da Virada Cultural 2024
Foto: Matheus Matta Machado/Divulgação

PBH seleciona OSC parceira para realização da Virada Cultural 2024

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte abriu as inscrições para a seleção de Organização da Sociedade Civil (OSC) que atuará como parceira do poder público na realização da 9ª edição da Virada Cultural de Belo Horizonte, um dos festivais mais democráticos, diversos e esperados da cidade, previsto para acontecer em agosto de 2024. As propostas devem ser entregues no período de 22 a 24 de janeiro de 2024 (segunda a quarta-feira), das 10h às 12h e das 14h às 17h, na sede da Fundação Municipal de Cultura (Av. Augusto de Lima, 30, Centro, 4º andar, Diretoria da Política de Festivais - DPOF).

Serão destinados R$ 2,4 milhões para a realização do evento, que é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura. O edital completo, suas retificações e seus anexos estão disponíveis para consulta no Portal das Parcerias da PBH (Chamamentos públicos, Dispensas e Inexigibilidades).

As Organizações da Sociedade Civil interessadas devem ter sede ou instalações na capital mineira, atender aos requisitos de habilitação jurídica, fiscal e trabalhista e demonstrar a qualificação técnica exigida pelo edital. Para a realização da Virada Cultural 2024, será selecionada apenas uma OSC, ou ainda uma rede de OSCs, desde que essa rede seja formalizada no ato da inscrição, conforme diretrizes previstas no edital.

A escolha da OSC será feita por uma comissão de seleção formada por servidores da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura. Entre os critérios analisados, estão a exequibilidade técnica e a adequação aos objetivos da política de festivais da FMC, além da viabilidade orçamentária e consistência do planejamento financeiro.

OSC atuará em conjunto com o poder público na execução do evento

Entre as funções a serem desempenhadas pela OSC selecionada está o planejamento completo da Virada Cultural de Belo Horizonte, incluindo a pré-produção, produção e execução, além da articulação de parcerias. A OSC também atuará na composição da grade de programação do evento, integrando, juntamente com representantes do poder público, a coordenação artística. Conforme previsto no edital, a seleção de artistas de Belo Horizonte e Região Metropolitana se dará por meio de cadastro de propostas artísticas, que será lançado em período posterior à seleção da OSC parceira. As propostas serão selecionadas por uma comissão com representantes do poder público e da sociedade civil, indicados pela FMC/SMC e OSC e pela coordenação artística.

Com as atividades em formato presencial, a programação do evento será composta por, no mínimo, 110 atrações. As atividades deverão ter formatos variados, podendo ser realizadas em palcos montados no espaço público e em espaços localizados no hipercentro. É desejável que o evento também ocupe novos espaços e contemple outros formatos de programação.

Sobre a Virada Cultural

Uma jornada de vinte e quatro horas ininterruptas de programação artística e cultural nas diversas áreas: música, teatro, dança, circo, literatura, artes plásticas, artes cênicas, artes visuais, performance, moda, gastronomia. Esta é a proposta da Virada Cultural de Belo Horizonte, movimento que já faz parte do calendário oficial da cidade. A Virada reúne e apresenta o que há de melhor no cenário artístico da capital e Região Metropolitana.

Parte integrante da política pública de cultura da Prefeitura de Belo Horizonte, a Virada propõe, de forma inteligente e direta, uma discussão sobre temas ligados ao cotidiano da cidade, como o uso do espaço público, sustentabilidade, mobilidade, acessibilidade e novas vivências. As apresentações oficiais são gratuitas e realizadas em vários palcos, além da programação associada em teatros, museus e centros culturais.

O Festival tem como premissa a democratização do acesso à arte e à cultura, bem como o estímulo à formação de público para os artistas da cidade. Desde 2013, já foram realizadas oito edições da Virada Cultural, que somam a participação, aproximadamente, de 20 mil artistas e profissionais da cultura e mais de 3 mil atrações, alcançando um público de quase 3 milhões de pessoas.

SERVIÇO

Edital de seleção de entidade cultural parceira para a realização da Virada Cultural 2024

Inscrições: de 22 a 24 de janeiro de 2024 (segunda a quarta-feira), das 10h às 12h e das 14h às 17h

Local: Fundação Municipal de Cultura - Av. Augusto de Lima, 30, Centro, 4º andar, Diretoria da Política de Festivais - DPOF

Editais, retificações e anexos: prefeitura.pbh.gov.br/portaldasparcerias (Chamamentos públicos, Dispensas e Inexigibilidades)