Pular para o conteúdo principal

 PBH realiza 3º Seminário Internacional de Segurança Alimentar e Nutricional
Arte/PBH

PBH realiza 3º Seminário Internacional de Segurança Alimentar e Nutricional

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade e a Rede de Intercâmbio de Tecnologias Alternativas, realiza entre os dias 25 e 27 de outubro, o 3º Seminário Internacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Com o tema ‘O Poder Transformador dos Sistemas Alimentares Sustentáveis’, o objetivo é debater aspectos que envolvem a alimentação, acesso aos alimentos, produção e comercialização. A agenda integra a programação da 1ª Edição da Bienal da Gastronomia. As pessoas interessadas devem se inscrever previamente para participar das atividades.

Realizado pela PBH desde 2017, sempre no mês de outubro em celebração ao Dia Mundial da Alimentação, o Seminário tem como objetivos a formação, a divulgação de conhecimento e a conexão em rede de agentes estratégicos para o fortalecimento de sistemas alimentares sustentáveis e justos, pautados pelos princípios da agroecologia, da economia circular, da conexão entre produtores e consumidores, da alimentação adequada e da soberania e segurança alimentar e nutricional. Busca, também, valorizar a agricultura familiar e urbana, a gastronomia e a cultura alimentar, em prol da construção de uma cidade sustentável.

“É de extrema importância que os governos e a sociedade civil organizada reflitam e busquem soluções para enfrentar a fome e os diversos desafios associados à insegurança alimentar, incluindo as preocupações ligadas às mudanças climáticas. Nosso foco está na construção de sistemas alimentares equitativos, que não apenas garantam o acesso a alimentos saudáveis, mas também promovam relações éticas e respeitosas entre os consumidores, os produtores e o meio ambiente.

Segundo a subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional, Darklane Dias, é importante que o poder público e a sociedade debatam e encontrem soluções para combater a fome, considerando os aspectos ambientais e as populações mais vulneráveis. “É exatamente este o propósito da terceira edição do Seminário, promover discussões e debates significativos que abordem de maneira abrangente esses desafios.” destaca Darklane Dias.

Programação

Para este ano, foram definidos três eixos temáticos principais que direcionarão as discussões. Serão pautadas (I) experiências e perspectivas para o enfrentamento à fome, (II) o papel dos governos locais e dos organismos internacionais no abastecimento dos grandes centros urbanos a partir de uma perspectiva do sul global e (III) os sistemas alimentares sustentáveis como promotores de justiça climática. A programação contará com conferência, painéis, aulas, sessões temáticas e apresentações de relatos de experiências e de pesquisas.

Uma edição especial do BH + Feliz com a Feira de Agricultura Urbana, Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária, no dia 26 de outubro, vai promover a aproximação entre agricultores, feirantes e consumidores. Na Rua Goiás, próximo à sede da Prefeitura de Belo Horizonte, itens produzidos por agricultores e artesãos, além da comida mineira, estarão expostos, tais como hortifruti, temperos, ervas, tropeiro, acarajé, espetinho, entre outros.

Estão confirmados nomes como o prefeito de Quelimane, em Moçambique, Manuel de Araújo, o representante do município de Curitiba (PR), Felipe Thiago; o representante adjunto da FAO Brasil, Gustavo Chianca, a consultora internacional da FAO, Ana Maria Huaita Alfaro; o Secretário Nacional de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar, Milton José Fornazieri; o coordenador geral de Vigilância do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), da Secretaria Extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome, Alexandre Valadares; representantes de iniciativas da sociedade civil, chef Mariana Aleixo, da Maré de Sabores (RJ), e Julia Dias, da Rede Jandyras (PA).

A programação completa do  3º Seminário Internacional de Segurança Alimentar e Nutricional já está disponível.

Bienal de Gastronomia de Belo Horizonte

A 1ª edição da Bienal de Gastronomia de Belo Horizonte chega para consolidar a capital mineira como um polo turístico gastronômico, fortalecer as relações institucionais e possibilitar o cumprimento de diversos compromissos pactuados junto à Unesco, a partir da conquista do Título de Cidade Criativa da Gastronomia. O evento é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, com parceria institucional do Sebrae-MG, Prepara Gastronomia, Check-In Minas Turismo e CDL-BH; apoio cultural e educacional do Sesc-MG e Senac-MG; parceria educacional com as faculdades Arnaldo, Estácio de Sá, Promove e Una; apoio da Frente da Gastronomia Mineira e Abrasel e hotel parceiro  Novotel.