6 December 2023 -
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança do Adolescente de Belo Horizonte (CMDCA-BH) publicou no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (6) o resultado da votação para escolha dos membros do Conselho Tutelar da cidade. Os cinco mais votados por regional administrativa da cidade assumem os cargos como titulares e aqueles que na sequência seguirem na ordem de classificação serão suplentes. A posse dos novos conselheiros é nacional e está marcada para 10 de janeiro.
Com mais de 50 mil votos registrados no último domingo (3), o que representa uma expressiva participação popular histórica na cidade, a etapa de votação do 10º Processo de Escolha para Conselheiros Tutelares ocorreu de forma tranquila em todo o município. Os eleitos, escolhidos democraticamente, atuarão pelos próximos quatro anos de forma direta na defesa de direitos e na garantia da Proteção Social de Crianças e Adolescentes.
O Conselho Tutelar é chamado a agir por meio de denúncia de ameaça ou violação consumada de direitos da criança e do adolescente. Outras vezes, se antecipa à denúncia, age preventivamente quando fiscaliza entidades, mobiliza a comunidade para o exercício de direitos assegurados a todo cidadão, cobrando o melhor acompanhamento e o atendimento à criança e ao adolescente, e a família.