Pular para o conteúdo principal

PBH implanta novas viagens na linha 721, após pedido da população
Arte/PBH

PBH implanta novas viagens na linha 721, após pedido da população

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte informa que a partir desta segunda-feira (25) a linha 721 (Estação São Gabriel / Maria Teresa, via Parque Cerrado) terá oito novas viagens nos dias úteis. A melhoria no quadro de horários atende a solicitação da comunidade e vai diminuir o intervalo entre viagens, reduzindo o tempo de espera e garantindo mais conforto para os passageiros. 

Com a melhoria nas viagens o tempo de espera passou de 20 para 15 minutos no horário de pico da manhã, entre 5h e 9h. Também foi reduzido o intervalo de 60 para 35 minutos entre 9h e 16h. Os novos quadro de horários podem ser consultados no Portal da PBH

A linha 721 (Estação São Gabriel / Maria Teresa, via Parque Cerrado) foi criada em novembro/2023 e está sendo monitorada e recebendo melhorias, com o debate constante com a comunidade, como no atendimento aos sábados realizado a partir de fevereiro/2024. 

CRTT 

O aumento do número de viagens da linha 721 foi uma demanda da Comissão Regional de Transportes e Trânsito (CRTT) na regional Norte. As CRTT atuam nas nove regionais da Prefeitura de Belo Horizonte e são uma instância de participação popular de caráter consultivo, sugestivo, opinativo e informativo sobre o sistema de transporte e trânsito de Belo Horizonte. 

Coordenada pela BHTrans, as CRTTs visam assegurar à comunidade local o acesso à informação e a participação no processo de elaboração, debate, sugestão, implantação, desenvolvimento e manutenção das políticas públicas de transportes e trânsito no âmbito de abrangência da respectiva. 

Melhorias no transporte coletivo 

A política de melhoria do transporte coletivo da Prefeitura de Belo Horizonte já colocou 648 novos ônibus – todos com ar-condicionado, suspensão a ar e acessibilidade – rodando nas linhas da capital. O número supera, em mais de 220 veículos, a exigência prevista na Lei 11.458/23, sancionada pelo prefeito Fuad Noman, que era a inclusão de 420 coletivos na frota da capital. Com a entrada dos novos ônibus, Belo Horizonte já conta com quase 80% da frota com ar-condicionado e suspensão a ar. A idade média dos veículos que era de seis anos e oito meses em julho/2023, caiu para cinco anos e sete meses. 

Nesse sábado (23) foram acrescidas 176 viagens nas linhas alimentadoras nos fins de semana. O sistema já contabiliza 24.160 viagens nos dias úteis – número que supera a determinação da Lei 11.458/23 –, reduzindo a lotação nos veículos.