Pular para o conteúdo principal

PBH fomenta eventos de relevância nacional e internacional para a capital
Foto: Qu4rto Studio

PBH fomenta eventos de relevância nacional e internacional para a capital

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte publicou, nesta terça-feira (22), o resultado dos projetos contemplados pelo Edital de Patrocínio Belo Horizonte - Cidade dos Eventos, iniciativa que consolida a capital mineira como destino turístico de experiência. Foram selecionadas propostas exclusivamente presenciais, provenientes de todas as partes do país, que tenham potencial turístico e que sejam realizadas no município. O valor global do aporte foi de R$5 milhões. Os eventos poderão ocorrer no período entre 11 de setembro deste ano a 31 de janeiro de 2024. A lista completa com as 64 iniciativas contempladas está disponível no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte. 

“O apoio ao setor de eventos é uma aposta estratégica da Belotur, pensando no incremento e na promoção de agendas de potencial turístico para o município. O Edital de Patrocínio Belo Horizonte - Cidade dos Eventos tem o objetivo de promover a capital mineira como polo de atração turística, com visibilidade nacional e internacional, valorizando os espaços urbanos, as experiências dos moradores e turistas, a cultura, a gastronomia, os atrativos e serviços locais, gerando emprego e renda para a cidade”, comenta Gilberto Castro, presidente da Belotur. 

Grandes shows e festivais musicais serão contemplados no Edital. O destaque fica por conta do cantor internacional Roger Waters, fundador da banda inglesa Pink Floyd, que se apresenta no Mineirão em novembro. No mesmo mês, também acontece a apresentação da cantora de samba Alcione, comemorando seus 50 anos de carreira. Em outubro, o ‘Festival Festeja’ chega à cidade trazendo grandes nomes da música nacional, com os shows de Zé Neto e Cristiano, Israel e Rodolfo, Murilo Holff e Luiza Sonza. Já em janeiro do próximo ano, a capital mineira recebe o Bloco do Silva, no Mirante Beagá, esquentando os tamborins para o Carnaval de Belo Horizonte 2024. 

A gastronomia, um dos principais atrativos turísticos e de desenvolvimento econômico da cidade, também está em evidência em diversos projetos do Edital. Entre setembro e dezembro deste ano, Belo Horizonte receberá várias agendas gastronômicas de destaque. Entre elas estão o Festival Botecar 2023, com a participação de 35 bares em 31 dias de evento; o projeto ‘Caio Soter convida - Chefs do Brasil’, que consiste no intercâmbio entre o chef belo-horizontino e profissionais da cozinha de outras cidades, estados e países; a ‘Feira Garfo’, espaço gastronômico no Colégio Arnaldo com área kids, espaço cross dog e cozinha-show; o FIGA - Festival de Gastronomia e Arte, evento no Parque do Palácio, com os renomados estabelecimentos Peko Peko Ramen, Chico Dedê, Cozinha de Sofia e Dona Torta, além do Mesa ao Vivo Minas Gerais 2023, , com presença dos chefs mineiros Léo Paixão e Flávio Trombino. 

A lista conta, ainda, com eventos de destaque nacional como a Supercopa de Vôlei Feminina e Masculina, com os dois jogos valendo as taças sendo realizados no Complexo do Mineirinho e projetos de artes como a 34ª Feira Nacional de Artesanato, espaço que valoriza o artesão mineiro. Entre os contemplados também está o Anime Festival BH 2023, projeto que valoriza a cultura dos mangás e animes, com concursos de cosplays e ilustrações, partidas de jogos e  bate-papos. Já em dezembro, Belo Horizonte entra no clima natalino com a ‘Cidade de Natal’, evento de 12 dias que acontecerá no Palácio das Mangabeiras, com apresentações musicais e esquetes teatrais e circenses. 

Para divulgar o turismo de Belo Horizonte, dois importantes projetos estão na lista do Edital. O evento ‘#VemPraBH 6’, que acontece em outubro, irá trazer para a capital mineira 200 influenciadores e personalidades de outras regiões brasileiras que serão recebidos por embaixadores da cidade, com o objetivo de divulgar o município por meio de oito roteiros turísticos de experiências. Já em janeiro de 2024, o projeto ‘Casa de Verão em Beagá’ irá reunir 15 influenciadores de renome nacional em Belo Horizonte, em uma casa no bairro São Bento, durante 3 dias, com ações de divulgação dos atrativos gastronômicos, históricos e turísticos da cidade. 

Vale ressaltar que cada evento realizado com aporte financeiro do Edital contrata ou apoia, no mínimo, mais outras seis empresas belo-horizontinas. São serviços de comunicação, alimentação, infraestrutura, locação de equipamentos, sonorização, iluminação, transmissão, entre outros, gerando emprego e renda no município. 

Edital de Patrocínio Belo Horizonte - Cidade dos Eventos 

O Edital Belo Horizonte - Cidade dos Eventos chega para aprimorar o calendário anual de celebrações e encontros do município, com a captação ainda maior de programações que gerem fluxo turístico na cidade, oportunidade para a capital mineira demonstrar sua hospitalidade, para além da localização geográfica estratégica, gastronomia, boa oferta da rede hoteleira e mão de obra capacitada, gerando emprego e renda. Além disso, este novo modelo de edital irá fortalecer as experiências de moradores da cidade e turistas com a capital mineira. A previsão de publicação é de um edital por ano, contendo, no mínimo, uma janela de seleção, com a perspectiva de abertura de novos períodos de seleção durante a vigência do edital. As janelas de inscrição serão abertas em períodos pré-determinados, a serem divulgados com antecedência, assim, os interessados poderão ter mais de uma oportunidade por ano para submeter seus projetos. Saiba mais sobre o Edital de Patrocínio Belo Horizonte - Cidade dos Eventos acessando o Portal Belo Horizonte