Pular para o conteúdo principal

PBH e Sebrae Minas abrem inscrições para programa de Moda Autoral

PBH e Sebrae Minas abrem inscrições para programa de Moda Autoral

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte e o Sebrae Minas abriram as inscrições do Programa Minas Moda Autoral que vai selecionar 30 negócios para a aceleração de marcas autorais da capital mineira. Esta edição especial do programa promete destacar a diversidade e originalidade presentes na cena local. As inscrições devem ser feitas até as 22h do dia 21 de janeiro de 2024.

Podem participar da seleção marcas de Belo Horizonte formadas por microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte com CNPJ ativo que tenham um negócio de moda autoral que compreenda os segmentos vestuário, moda íntima, acessórios, calçados, bijuterias e joias e alinhada à conceitos como valorização do território, inclusão e diversidade, sustentabilidade, slow fashion, economia circular, ancestralidade. Mais informações sobre o processo seletivo estão disponíveis na página do programa. 

Para a secretária municipal adjunta de Desenvolvimento Econômico, Chyara Sales Pereira, a intenção da Prefeitura de Belo Horizonte é de que a capital mineira se transforme no celeiro e no destino da moda autoral.

“O lançamento do programa significa um primeiro passo para uma ‘resistência’ à forma como a moda foi pensada durante tanto tempo. A moda autoral, como é pensada por cada um e respeitando as diferenças e diversidades, que também se somam, é reconhecida por esta edição lançada em parceria pelo pela PBH e o Sebrae Minas. A moda tem muitas faces e é oportunidade de emprego, de renda e de desenvolvimento econômico. Por isso, pensamos em apoiar o programa como algo que poderia ir além da moda industrial, feita em alta escala. A moda autoral é a oportunidade de realçarmos as diferenças e a liberdade de produzir”, enfatiza Chyara Pereira.

Diferentemente do Fast Fashion, a moda autoral, integrante do movimento Slow Fashion, destaca-se pela produção em pequena escala, conferindo um toque exclusivo a cada peça. Esta abordagem promove uma cadeia produtiva ética, responsável e transparente, colocando a identidade e criatividade dos idealizadores no centro do processo, desde a concepção até a venda do produto final.

Ao participar do Minas Moda Autoral, os empreendedores terão a oportunidade de aprimorar suas habilidades de design e compreender a gestão empreendedora necessária para transformar suas criações em negócios sustentáveis. Com um escopo que engloba quatro meses de capacitação, a capacitação abrange temas como identidade de marca, cultura da inovação e design como ferramenta de valor.