Pular para o conteúdo principal

 Belotur e Sebrae-MG lançam projeto de posicionamento da gastronomia na cidade
Qu4rto Studio

PBH e Sebrae-MG lançam projeto de posicionamento da gastronomia na cidade

criado em - atualizado em

Desde o reconhecimento da capital como Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco, a Prefeitura de Belo Horizonte vem trabalhando o segmento como um dos principais ativos da cidade, fortalecendo a capital mineira como referência de Polo Turístico Gastronômico. No último mês, a Belotur e o Sebrae Minas firmaram um convênio de R$680 mil, que abrange diversas ações para o setor. Entre elas o projeto ‘Ajunta Gastronomia’, por meio do qual será desenvolvido o posicionamento, a marca e a identidade da gastronomia da cidade.  

A primeira etapa do projeto se inicia em agosto, com a elaboração de um diagnóstico a partir da percepção e o entendimento de moradores e turistas sobre a gastronomia de Belo Horizonte, por meio de uma interlocução ativa e participativa. Entre os dias 4 e 11 de agosto, serão montados estandes para a participação e escuta da população. As estruturas serão colocadas em pontos estratégicos da capital como o Mercado Central, o Mercado Novo, o Mercado do Cruzeiro, a Feira dos Produtores, o Edifício Maletta, a Praça da Savassi, a Feira de Artesanato, na Avenida Afonso Pena e a Praça Duque de Caxias, no Santa Tereza.

A outra etapa a ser executada no ‘Ajunta Gastronomia’ será a realização de rodas de conversas com importantes atores do setor. No período de 7 a 11 de agosto, chefs, gestores de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional, consultores gastronômicos, além de profissionais de bares, restaurantes, hotéis e receptivos de turismo irão participar da construção do posicionamento e da identidade da gastronomia em Belo Horizonte. 

“A Belotur vem pensando em estratégias para fortalecer a gastronomia na cidade e a execução desses objetivos passa pela interlocução com os atores locais que integram essa cadeia produtiva. Deste modo, identificamos no Sebrae Minas um parceiro que possui toda competência para somar esforços na busca de melhores resultados para o setor, tendo em vista a adição de uma instituição experiente, com equipe técnica ampla e capacitada. O projeto ‘Ajunta Gastronomia’ tem o intuito de compreender a identidade de Belo Horizonte, visando construir um posicionamento sólido e fortalecer a cidade como um polo e destino gastronômico”, afirma Gilberto Castro, presidente da Belotur. 

As próximas etapas do convênio com o Sebrae Minas consistem na produção de pesquisas para o mapeamento das origens históricas dos mercados públicos da cidade, na elaboração de um projeto para o reconhecimento de restaurantes e chefs de Belo Horizonte e no apoio à Bienal da Gastronomia da capital, evento previsto para outubro deste ano. 

“Além do estudo de place branding, que vai definir o posicionamento, marca e identidade da gastronomia local, essa parceria abrange outras iniciativas estratégicas apoiadas pelo programa Prepara Gastronomia. Entre as ações está o desenvolvimento de conteúdos informativos, que vão destacar os produtos e técnicas gastronômicas de bares e restaurantes da cidade, apresentando sua origem e relevância histórica, além do intercâmbio de chefs talentosos, enriquecendo ainda mais a experiência de explorar os sabores da culinária mineira. Nosso objetivo é consolidar o título de Belo Horizonte como Cidade Criativa na Gastronomia, desempenhando um papel essencial para o crescimento de toda a cadeia produtiva associada ao turismo, a preservação da cultura local e o fomento aos pequenos negócios”, explica o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.