Pular para o conteúdo principal

PBH e Embratur se unem para promover gastronomia e turismo de Belo Horizonte
Foto: Willian Meira/Embratur

PBH e Embratur se unem para promover gastronomia e turismo de Belo Horizonte

criado em - atualizado em

Representantes da Prefeitura de Belo Horizonte se reuniram com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, nessa segunda-feira (28), em Brasília, para tratar do destino e das experiências turísticas de Belo Horizonte, pensando na promoção da gastronomia, cultura e turismo da cidade para o exterior. 

Para Freixo, Belo Horizonte possui diversos elementos de grande potencial para a promoção no mercado internacional. Entre os fatores citados estão a gastronomia, a cultura e o carnaval. “A gastronomia mineira é espetacular. Belo Horizonte reúne toda a gastronomia de Minas Gerais e o mundo precisa conhecer e degustar esses sabores que só tem lá. E essa parceria com as prefeituras é decisiva para a promoção do turismo. Quanto mais integrado com os municípios, melhor”, comenta o presidente da Embratur. 

Gilberto Castro, presidente da Belotur, destaca o olhar estratégico e ampliado que a atual gestão da Embratur está tendo para oferecer ao mercado internacional diversos produtos dos destinos brasileiros. “Fomos muito bem recebidos pela Embratur, pensando na promoção dos variados atrativos turísticos de Belo Horizonte, em especial a nossa gastronomia e o carnaval, importante manifestação cultural da cidade. Diversas ações estão sendo planejadas em conjunto pela Prefeitura de Belo Horizonte e pelo Governo Federal para o fortalecimento da imagem da capital mineira ao redor do mundo”, afirma Gilberto. 

Belo Horizonte é reconhecida pela Unesco como Cidade Criativa da Gastronomia, e entre os compromissos após a designação estão a manutenção do intercâmbio constante de experiências e a promoção da gastronomia da cidade a nível nacional e internacional, fortalecendo a capital mineira como Polo Turístico Gastronômico. Assim, o encontro em Brasília se alinha a esse propósito. Também participaram da agenda a coordenadora de Cultura e Gastronomia da Embratur, Ana Paula Jacques, e a diretora de Marketing e Promoção Turística da Belotur, Marina Simião. 

Neste mês, a gastronomia mineira foi destaque em um episódio na série documental ‘Turismo Transforma’, produzido pela Embratur. Confira o minidocumentário acessando o canal da Embratur Brasil