Pular para o conteúdo principal

 PBH apresenta a 1ª edição da Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte
Qu4rto Studio

PBH apresenta a 1ª edição da Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte realiza, entre os dias 16 e 31 de outubro, a 1ª Edição da Bienal da Gastronomia. A intenção é fortalecer e valorizar o título de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido a BH pela Unesco, e marcar a posição da capital como um polo turístico gastronômico por meio de diversas iniciativas promovidas pela Prefeitura, com a qualificação da Belotur. 

O evento, que compreende uma série de ações, surge com o objetivo de promover o destino por meio da gastronomia, além de fortalecer as relações institucionais e possibilitar o cumprimento de diversos compromissos pactuados junto à Unesco, a partir da conquista do Título de Cidade Criativa da Gastronomia. Pensando nisso, serão reunidos chefs e personalidades do setor, reconhecidos internacionalmente, entre as diversas atrações da agenda, para a realização de palestras, mostras culinárias, seminários e projetos especiais.

 

Já estão confirmados nomes como Leonor Espinosa, eleita em 2022 a melhor chef de cozinha do mundo pela pela revista britânica Restaurant; Janaina Rueda, chef de cozinha e sócia da Casa do Porco, em São Paulo, eleito como o 7º melhor restaurante do mundo em 2022, na lista World’s 50 Best e Edson Leite, fundador do projeto ‘Gastronomia Periférica’, negócio de impacto que promove a transformação social e cultural de jovens e adultos através da gastronomia. A programação completa da Bienal será divulgada em breve no Portal Belo Horizonte

 

“A Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte chega para fortalecer a capital mineira como um dos principais polos turísticos gastronômicos da América do Sul. Durante 15 dias, nossa cidade receberá grandes profissionais e personalidades renomadas da gastronomia mundial. O intercâmbio e a cooperação entre esses importantes atores desenvolvem ainda mais a gastronomia e as práticas alimentares no município.  Com a consolidação do título de Belo Horizonte como Cidade Criativa pela Unesco, nós, do poder público, seguiremos trabalhando para a preservação da cultura gastronômica local e o fomento da cadeia produtiva do setor”, comenta Gilberto Castro, presidente da Belotur. 

 

O evento busca destacar a culinária da capital mineira durante duas semanas, compreendendo dois marcos especiais para o setor, o Dia Mundial da Alimentação (16/10) e a data em que Belo Horizonte recebeu o título de Cidade Criativa da Gastronomia (31/10). Nesta primeira edição, o evento será dedicado a homenagear as guardiãs da cozinha mineira: Maria Stella Libânio, Dona Lucinha e Nelsa Trombino. 

 

A Bienal da Gastronomia é um evento promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, tendo como participantes os órgãos municipais integrantes do Comitê Gestor da Cidade Criativa da Gastronomia, composto pela Subsecretaria de Segurança Alimentar, Secretaria Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. 

Projetos Especiais

A Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte está estruturada sob três eixos especiais: Relacionamento e Intercâmbio; Conteúdo Técnico e Iniciativas Especiais. Essas esferas serão desenvolvidas com projetos, ações e eventos promovidos pela sociedade civil e pelo poder público municipal, em torno deste importante elemento que é a gastronomia, um dos principais ativos de Belo Horizonte. 

Entre as ações que serão realizadas está a identificação e definição de 20 estabelecimentos gastronômicos de Belo Horizonte (bares e afins) que passarão a integrar o projeto ‘Bares Notáveis’. A iniciativa, realizada pela Belotur em conjunto com Sebrae-MG, tem o objetivo de valorizar o patrimônio material e imaterial, assim como a oferta gastronômica da cidade, colocando em evidência esses estabelecimentos. O projeto é inspirado e adaptado da versão original da Argentina, chamado ‘Bares Notables’, política instituída pelo Ministério da Cultura da Argentina que busca valorizar e apoiar bares e cafés notáveis de Buenos Aires, reconhecidos pela sua antiguidade, cultura e relevância social, fazendo parte do patrimônio cultural da cidade. A ação tem seu término previsto para o dia 12 de dezembro, aniversário de Belo Horizonte. 

Entre os dias 17 e 26 de outubro, será realizado o projeto ‘Panelas Abertas’, outro projeto realizado em conjunto com o Sebrae-MG. A iniciativa busca promover o intercâmbio de experiências entre os chefs de cozinha e estabelecimentos de destaque da gastronomia de Belo Horizonte com estudantes da área, empreendedores e jornalistas e influenciadores gastronômicos. A proposta é que os atores possam interagir e aprofundar seus conhecimentos sobre propósito, visão e modelos de negócios dos estabelecimentos gastronômicos, possibilitando uma experiência única de sabores e saberes. 

Fechando a programação da 1ª edição da Bienal da Gastronomia de Horizonte, a Belotur promove o Fórum Internacional de Gastronomia (FIG-BH), que ocorrerá nos dias 30 e 31 de outubro. O evento promete ser uma experiência inesquecível para todos os amantes da culinária, profissionais da área e entusiastas do setor. Uma celebração da alimentação e gastronomia, que refletem um aspecto relevante e atual de Belo Horizonte enquanto cidade que busca sua consolidação como um Destino Turístico Gastronômico e Cidade Criativa. 

O Fórum contará com diversos palestrantes renomados, entre eles estão: Leonor Espinosa,  Léo Paixão, David Mora, Janaína Rueda, David Hertz, Edson Leite e Tássia Magalhães, debatendo importantes temas da gastronomia mundial como Protagonismo Feminino, Valorização de Produtos Locais, Gastronomia Social, Eventos Gastronômicos Inserção Profissional, Gastronomia Mineira, entre outros tópicos. O Fórum Internacional de Gastronomia será uma oportunidade de explorar as últimas tendências e avanços do mercado gastronômico, além do compartilhamento de boas práticas, experiências e relatos que abordam temas atuais e relevantes para o setor. A programação completa do FIG-BH será divulgada em breve. 

Bienal de Gastronomia de Belo Horizonte

A 1ª edição da Bienal de Gastronomia de Belo Horizonte chega para consolidar a capital mineira como um polo turístico gastronômico, fortalecer as relações institucionais e possibilitar o cumprimento de diversos compromissos pactuados junto à Unesco, a partir da conquista do Título de Cidade Criativa da Gastronomia. O evento é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, com parceria institucional do Sebrae-MG, apoio cultural e educacional do Sesc-MG e Senac-MG, parceria educacional com as faculdades Arnaldo, Estácio de Sá, Promove e Una e apoio da Frente da Gastronomia Mineira.