Pular para o conteúdo principal

Operação da PBH fecha dois ferros velhos na Lagoinha
Foto: PBH/ Divulgação

Operação da PBH fecha dois ferros velhos na Lagoinha

criado em - atualizado em

Operação da Prefeitura de Belo Horizonte resultou no fechamento de dois estabelecimentos que comercializavam ferros velhos no Bairro Lagoinha, região Noroeste da capital. A Área de Diretrizes Especiais Lagoinha não permite mais esse tipo de atividade comercial desde o plano diretor de 2019. 

 

A operação foi realizada por equipes da Fiscalização de Controle Urbanístico e Ambiental e do Departamento de Missões Especiais da Guarda Municipal 

 

A Prefeitura de Belo Horizonte tem intensificado a fiscalização contra a prática clandestina, como a ação  que levou ao encerramento das atividades nos dois estabelecimentos. A ação foi importante na medida em que combate prováveis pontos de receptação de fios de cobre e outros produtos de origem ilícita na região do Bairro Lagoinha. 

 

Decreto

 

Assinado pelo prefeito Fuad Noman, o Decreto 18.265/23 tornou mais rígidas as regras para o controle do comércio de materiais recicláveis, como fios de cobre e outros metais. A norma obriga que empresas registrem a origem dos produtos, os dados dos fornecedores e a descrição dos objetos. A meta é coibir o furto de cabos e materiais metálicos na cidade. 

 

Todas as informações devem ser armazenadas no Livro de Registro de Origem e ficar disponível para consulta nas ações de fiscalização. O decreto traz ainda a obrigação, por parte das empresas, de manter nos registros a cópia dos documentos de identificação dos fornecedores. O Livro de Registro de Origem deve ser mantido pelos estabelecimentos pelo prazo mínimo de cinco anos, após a data de assinatura do termo de encerramento. 

 

Caso o estabelecimento não faça o registro devido da origem do material, identificação do fornecedor e demais exigências a empresa será notificada. A partir da segunda infração, a multa será aplicada em dobro, cabendo cassação imediata do alvará de localização e funcionamento na terceira reincidência.