Pular para o conteúdo principal

Quatro pessoas andam em calçada ao lado de rua asfaltada, carro transita na rua, durante o dia.
Foto: Rogério França/PBH

Obra na rua Genoveva de Souza, no bairro Sagrada Família, entra na reta final

criado em - atualizado em

Com previsão de término para o mês de junho, as obras de contenção de encosta e drenagem da rua Genoveva de Souza, no bairro Sagrada Família, região Leste da capital, estão entrando na última fase de trabalho, com 98% dos trabalhos concluídos pela Prefeitura, por meio da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap). Essa é uma intervenção muito importante para quem mora na região ou que precisa transitar pela via e esperada desde 2016, quando a rua precisou ser interditada. Estão sendo investidos aproximadamente R$ 936,76 mil, recursos captados junto ao Ministério das Cidades.

 

Iniciada em julho do ano passado, já foram realizadas todas as etapas de drenagem nas ruas Pitangui, Jaques Luciano e Genoveva de Souza, assim como a recomposição e pavimentação das valas de drenagem. O muro de contenção de concreto também foi concluído, assim como a execução dos drenos, aterro, substituição do meio-fio, passeios, retalhamento, plantio de grama, recomposição do asfalto, guarda-corpo e recapeamento da via.

 

“A Prefeitura priorizou a segurança de quem utiliza a via e mora no local durante a obra, por ser uma via muito próxima ao estádio Independência e de fluxo intenso. Agora, o tráfego já foi normalizado e no próximo mês a gente espera que rotina das pessoas volte ao normal. Essa obra foi prometida pelo prefeito Alexandre Kalil e a Sudecap está realmente cumprindo essa missão”, afirmou o superintendente de Desenvolvimento da Capital, Henrique Castilho.

 

Em março deste ano, a BHTrans liberou o acesso do ônibus da linha 9209 (Sagrada Família/ Gutierrez) na rua Genoveva de Souza. Agora faltam executar serviços de pintura do guarda-corpo e sinalizações. Ruas do entorno, como a Pitangui, Jacques Luciano e Silvério Ferraz, também serão recapeadas antes da conclusão final dos trabalhos.

 

Irmãs e residentes do bairro há dois anos, Hilda Felisberta e Marlene Felisberta comemoram o resultado dos trabalhos.  “A obra ficou ótima, inclusive gostei demais desse guarda muro que evita que as pessoas caiam, e só de saber que o ônibus voltou a passar ali, isso ajudou muitos moradores”, diz Marlene Felisberta, 88 anos.  Sua irmã, Hilda Felisberta, 74 anos, complementa: “Eu agradeço por esse grande empreendimento aqui no nosso bairro, temos liberdade agora de passar com o carro, não vemos mais crianças sujeitas a caírem do barranco”, relata.

 

 

Obras retomadas

Em janeiro de 2017, havia cerca de 450 empreendimentos aprovados e paralisados no Orçamento Participativo. Com todos os esforços realizados pela Prefeitura, já foram retomados 291 empreendimentos. Desses, 73 foram concluídos. Atualmente, 218 estão em andamento em fases diversas (orçamentos, projetos e obras, entre outros). A Prefeitura está se empenhando assegurar a retomada de todos os empreendimentos do Orçamento Participativo de forma a atender às demandas da população.

 

 

27/05/2019. Obra de Contenção de encosta da Rua Genoveva de Souza. Fotos: Rogério França/PBH