Pular para o conteúdo principal

Rua asfaltada, com casas à esquerda.
Foto: Divulgação PBH

Obra executada pela Prefeitura beneficia moradores da Vila Aeroporto

criado em - atualizado em

A Prefeitura, por meio da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), entregou à comunidade da Vila Aeroporto, na regional Norte, mais uma obra conquistada pelos moradores no Orçamento Participativo. A intervenção, iniciada em setembro de 2018, foi realizada pelo programa Vila Viva Aeroporto/São Tomás e consiste na urbanização de aproximadamente 70 metros da rua Washington Luiz, incluindo pavimentação asfáltica e construção de área de lazer, com árvores, jardins e piso intertravado, além de um espaço destinado ao estacionamento de veículos. Para a construção da praça, também foi necessário remover doze moradias, sendo que dez famílias optaram por indenização e outras duas pelo reassentamento em unidades habitacionais construídas pelo empreendimento.

 

De acordo com o chefe de Divisão de Projetos e Obras da Urbel, Alexandre Lopes, a conclusão da obra só foi possível devido à retomada das intervenções do Vila Viva em 2018. “Dar andamento a um programa que prevê diversas ações em locais carentes de infraestrutura é muito importante. No local dessa obra, por exemplo, as casas que foram retiradas estreitavam a via e estavam adensadas ao longo do muro do aeroporto, com pessoas vivendo em condições insalubres. Agora temos uma área limpa e ampla, melhoria do trânsito local e ambiente propício ao convívio da comunidade”, avaliou.

 

A comerciante e líder comunitária Maria Aparecida Ferreira, que mora na vila há 50 anos, acompanhou essa e outras melhorias conquistadas ao longo do tempo pelos habitantes da região. “Aqui há um grupo muito unido de pessoas que sempre estão batalhando pelos interesses de todos. E foi assim que nos organizamos e conseguimos essa obra no Orçamento Participativo. O pedido era de abertura da rua, pois as casas fechavam tudo e passar ali era perigoso e difícil. Aí o Vila Viva voltou e fez essa praça pra gente. Mas temos a responsabilidade de ficar de olho daqui pra frente pra todo mundo ajudar a cuidar do que é nosso”, disse.

 

 

Apropriação do espaço

Antes mesmo de receber a obra, os moradores já estavam se mobilizando para ampliar os benefícios oferecidos pelo empreendimento. Aproveitando o espaço, que possui bancos, mesas, árvores e arbustos recentemente plantados, e atendendo um desejo antigo da comunidade, em breve será colocado um ponto de leitura na praça. O interesse da comunidade pelo mundo dos livros foi identificado pela equipe social do Vila Viva São Tomás ao conhecer uma pequena biblioteca informal na comunidade. A partir de parcerias com os moradores e instituições que atuam no território, será implantada uma banca de revista reformada para empréstimo de mais de trezentos livros arrecadados. O equipamento, denominado de Ciranda da Leitura, será gerenciado pelos próprios moradores locais.

 

 

Orçamento Participativo

Em janeiro de 2017, havia cerca de 450 empreendimentos aprovados e paralisados no Orçamento Participativo. Com todos os esforços realizados pela Prefeitura, já foram retomados 291 empreendimentos. Desses, 73 foram concluídos. Atualmente, 218 estão em andamento em fases diversas (orçamentos, projetos e obras, entre outros). A Prefeitura está se empenhando assegurar a retomada de todos os empreendimentos do Orçamento Participativo de forma a atender às demandas da população.

 

 

14/05//2019. Vilas São Tomaz e Aeroporto passam por transformação após retomada de obras. Fotos: Divulgação/PBH