Pular para o conteúdo principal

Homem faz teste ergométrico enquanto mulher prepara suco no liquidificador, em ambiente fechado.
Foto: Divulgação PBH

Movimenta PBH leva o “Dia da Saúde” a servidores de 27 órgãos municipais

criado em - atualizado em

Entre os meses de junho e julho, o Movimenta PBH, programa de valorização e qualidade de vida do servidor, em parceria com a Unimed BH, promoveu a segunda edição do “Dia da Saúde” em 27 órgãos da Prefeitura. A ação teve como objetivo realizar diagnóstico clínico para verificar a rotina alimentar dos servidores, histórico de doenças familiares, prática de atividade física, além da checagem de pressão, pesagem e medição do percentual de gordura, e incentivo do desenvolvimento e manutenção de hábitos saudáveis.

 

Durante a ação também foram oferecidas dinâmicas de relaxamento e alongamento propostas por um professor de Educação Física. O participante ainda teve a oportunidade de pedalar em um Nutriciclo (uma bicicleta adaptada com um liquidificador) para preparar seu próprio suco. A gerente de Desenvolvimento do Servidor da Secretaria de Planejamento, Ligia Rache, lembra que, por meio da primeira edição do “Dia da Saúde”, realizada em 2017, foram levantados dados para planejar e justificar a promoção de ações específicas, de acordo com as necessidades apontadas na pesquisa.

 

“A iniciativa nos direcionou para um planejamento mais assertivo das ações de prevenção e promoção de saúde. Com os dados em mãos, percebemos a necessidade de desenvolver projetos como o Corredores da Cidade, que hoje conta com mais de 200 participantes na área Central e no Barreiro, e o grupo de Cessação do Tabagismo”, explicou.

 

A assistente administrativa Núbia Costa participou das atividades na Coordenadoria de Atendimento Regional Noroeste e ouviu atenta as orientações para iniciar um novo ciclo em sua rotina. “Estava esperando esse momento, pois muitas vezes não cuidamos devidamente da nossa saúde. Com essa oportunidade, recebi um alerta sobre meu peso e minha circunferência abdominal, que precisam diminuir. Vou procurar melhorar isso para viver com mais saúde”, contou a servidora.

 

O coordenador da regional, Saulo Queiroz, também marcou presença no Dia da Saúde. “Essas ações quebram a rotina e são uma possibilidade para parar e repensar nossa saúde. No meu caso, a pressão está 15,5 por 8 e estou  8 quilos acima do peso. Para reverter essa realidade, pretendo voltar às atividades físicas e comer bastante folha”, disse.

 

O Dia da Saúde também movimentou a Secretaria Municipal de Política Urbana, onde se formou até uma fila para as aferições. A servidora Luciana Maciel aprovou o projeto e relatou que quase foi reprovada no índice de massa corporal. “É muito importante esse momento de cuidados com a saúde. É um procedimento rápido de avaliação, mas é bastante válido”, frisou.

 

 

Movimenta PBH

Lançado em junho de 2017, o programa Movimenta PBH tem por objetivo fortalecer e implementar novas políticas de valorização e qualidade de vida do servidor. A proposta é promover ações continuadas voltadas ao entretenimento, saúde, segurança, bem-estar e qualidade de vida dos agentes públicos.