Pular para o conteúdo principal

 Mais uma aluna da rede municipal de BH participa de olimpíada internacional
Foto: Adão de Souza/PBH

Mais uma aluna da rede municipal de BH participa de olimpíada internacional

criado em - atualizado em

Mais uma aluna da Escola Municipal Professor Cláudio Brandão, da Prefeitura de Belo Horizonte, foi classificada para participar de uma competição internacional de conhecimentos. Beatriz Melo Gonçalves, de 11 anos, vai concorrer na 5ª Olimpíada Copernicus de Ciências, na Rice University, em Houston, no estado de Texas, nos Estados Unidos. A prova em que a estudante do Bairro Aparecida vai competir é no dia 12 deste mês. O resultado será divulgado em 13 de janeiro.

A estudante embarca nesta segunda-feira (8) para participar da olimpíada acompanhada da mãe, Izabela Moreira, e do professor de matemática e ciência Fábio Andrade Machado, responsável pelo projeto na escola e por inscrever a aluna na iniciativa. Todos os valores da viagem estão sendo custeados pela Secretaria Municipal de Educação de BH.

A preparação para a competição começou em agosto do ano passado quando a escola recebeu o convite para participar da competição e envolveu toda a turma do 5º ano. Foram feitos testes e atividades, o que envolveu muita dedicação dos alunos. Especialmente, de Beatriz que teve que relembrar conteúdo de diversos anos para se adequar ao currículo exigido na olimpíada.

O convite feito à Escola Municipal Professor Cláudio Brandão é um reconhecimento do trabalho do professor Fábio Andrade Machado com os alunos e que já deu diversos frutos. Em 2023, os estudantes da mesma escola Anna Beatriz Mineiro Marques e Daniel Santos da Costa participaram da delegação brasileira que representou o país na 4ª Olimpíada Copernicus de Matemática. A aluna faturou a medalha de bronze.

Conquistas

Alunos da Escola Municipal Professor Cláudio Brandão colecionam posições de destaque em competições de matemática. Os estudantes foram premiados na Gincana de Matemática da Prefeitura de Belo Horizonte (Gincamat), na Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas (Febrat) organizada pelo CP/UFMG, na Olimpíada Internacional de Matemática e do Conhecimento (OIMC), no Torneio Brasileiro de Sustentabilidade (TBS), na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), na Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras (OIMSF), e na Olimpíada Nacional Jovens Gênios.

Em 2022, os estudantes também conquistaram medalhas na Olimpíada Canguru de Matemática, na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, na Mostra Brasileira de Foguetes, na Olimpíada Brasileira de Robótica, na Olimpíada Mandacaru de Matemática, e destaque na Olimpíada Mirim da Obmep. Além do prêmio de 1° lugar na Olimpíada Nacional de Matemática On-line Matific.
 

A Prefeitura de Belo Horizonte tem como objetivo fomentar e oferecer cada vez mais ferramentas educacionais que tenham impacto direto na formação dos alunos, que têm a oportunidade de colocar em prática o que aprende na escola e aprofundar esse conhecimento ao longo de cada competição.