Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de Belo Horizonte revitaliza lojas dos sacolões Abastecer
DÉBORA SILVA/PBH

Lojas dos sacolões Abastecer são revitalizadas pela Prefeitura de Belo Horizonte

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte está revitalizando as lojas dos Sacolões Abastecer, equipamentos que fazem parte do programa Alimentos a Baixo Custo do município. As melhorias vão trazer mais conforto e segurança aos consumidores. A PBH mantém 12 lojas dos Sacolões Abastecer, com o propósito de ampliar o acesso a hortifrutigranjeiros e itens de necessidades básicas, por meio de regulação de preços, garantindo valores acessíveis à população.

Os consumidores já podem observar mudanças como a modernização do letreiro, pintura renovada e cartazes informativos afixados nos sacolões. Além disso, a Prefeitura está realizando intervenções nas estruturas elétricas e hidráulicas das áreas internas; adaptando os equipamentos às normas de acessibilidade, vigilância sanitária e de prevenção e combate a incêndio; qualificando o espaço público do entorno, com arborização e atendimento ao padrão de calçadas e passeios do município; e também está melhorando a iluminação e a ventilação dos espaços.

Algumas unidades estão, ainda, recebendo adequações de sustentabilidade, como a utilização de energia solar. As intervenções são feitas pelos próprios permissionários das lojas, como contrapartida pelo uso do equipamento público, sem custo para a PBH.

Valores acessíveis

O Programa Alimentos a Baixo Custo promove o empreendedorismo e a geração de emprego e renda e, também, garante que os Sacolões Abastecer ofertem o MIX, um conjunto mínimo de 16 produtos composto por três grupos alimentares: hortaliças, frutas e alimento proteico.

Os itens que compõem os grupos devem ser comercializados ao preço máximo de R$ 1,99. Com isso, a Prefeitura garante que os belo-horizontinos possam comprar itens a valores acessíveis, incluindo mais hortaliças e frutas à alimentação.

Luiz Raymundo da Silva tem 67 anos e é cliente assíduo do Sacolão Abastecer do bairro Letícia, na região de Venda Nova. “Eu me preocupo muito com a saúde da minha família e uma boa alimentação fortalece o corpo e previne muitas doenças. Venho aqui na loja ao menos duas vezes por semana. Os produtos estão sempre frescos e a loja está mais bonita e organizada depois das mudanças. Sem contar que os preços do Sacolões Abastecer são bem mais em conta. Faz uma grande diferença no orçamento no fim do mês”, destaca.

Permissionário do Sacolão do bairro Letícia, Wendel Cordeiro da Silva conta que o público tem elogiado as melhorias nas lojas e a variedade de produtos disponíveis. “Cada vez aparecem novos clientes que não conheciam o programa e ficam surpreendidos com a variedade, o preço acessível e como as lojas são organizadas. Todo mundo gosta de fazer compras em um ambiente agradável. Também é um atrativo para o público. As revitalizações nas lojas tornaram a experiência dos clientes ainda melhor”, salienta.

Histórico

O Programa Alimentos a Baixo Custo foi criado na década de 1980, quando Belo Horizonte não contava com uma grande rede de sacolões e supermercados. Foi uma ação do Executivo municipal com o objetivo de ampliar o número de espaços de abastecimento, a partir da identificação de terrenos públicos em bairros distantes do Centro da cidade e com grande circulação de pessoas.

A Prefeitura publica uma lista de terrenos ou galpões para que interessados possam construir ou reformar espaços, sem custos para o município. O permissionário aluga o espaço e tem isenção de IPTU. Um Termo de Permissão Remunerada de Uso (TRPU) é assinado entre o município e o terceiro, para que seja cumprida a função pública de levar alimentos saudáveis, dentro dos regramentos municipais, a mais bairros na cidade.