6 Fevereiro 2025 -
Com a volta às aulas nas escolas da rede municipal, a Prefeitura de Belo Horizonte também retomou as ações dos agentes da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCMBH) que integram o Grupamento de Proteção Escolar. Ao longo da semana, a equipe, que é responsável por rondas preventivas nos horários de entrada e saída dos turnos das unidades de ensino, está distribuindo material educativo com dicas de segurança destinadas tanto aos estudantes, quanto aos pais.
O material entregue aos alunos orienta sobre como não correr risco no trajeto de casa até a escola, evitando caronas, se esquivando da abordagem de estranhos e não portando objetos de valor, por exemplo. Para os pais, as dicas são de conhecer o trajeto percorrido pelo filho, ter o telefone de contato de outros pais e o da escola em mãos, além de garantir que o filho saiba informar onde mora e o nome completo dos pais, caso precise de ajuda.
Segundo o coordenador do Grupamento de Proteção Escolar, subinspetor Adilson Martins, o objetivo é acompanhar de perto o clima entre os alunos, interagindo com eles e com os servidores, para estabelecer uma relação de proximidade com a comunidade escolar. “Os vínculos fortalecidos tornam mais eficazes as interações que mantemos com os alunos ao longo do ano, em palestras onde destacamos a mediação como forma pacífica de resolução de conflitos, ou quando falamos sobre a importância de combater o bullying e o cyberbullying, por exemplo”, alega.
O caráter preventivo das atividades realizadas pela equipe do Grupamento de Proteção Escolar pretende manter a escola com ambiente saudável, orientando as crianças e adolescentes sobre atitudes que devem ser evitadas, como o bullying.
O tema é tratado ao longo do ano em palestras, que também repercutem cuidados que devem ser adotados fora da escola, como situações em que podem estar sendo vítimas de abuso infantil ou presenciando casos de violência doméstica. Os estudantes são orientados sobre como denunciar essas situações.