27 January 2025 -
A Prefeitura de Belo Horizonte intensificou as ações de três importantes operações realizadas pela Guarda Civil Municipal no ano passado: Hipercentro Seguro, Flanelinha e Viagem Segura. O balanço mostra que o número de abordagens preventivas e de condução de pessoas a delegacias da Polícia Civil aumentou consideravelmente em comparação a 2023.
Na Operação Hipercentro Seguro, que realiza intervenções e patrulhamento voltados para a prevenção a crimes e delitos contra pedestres e comerciantes na região central, os agentes fizeram 3.508 abordagens para a verificação da ficha criminal de suspeitos, que resultaram na prisão de 77 cidadãos que tinham mandado de prisão em aberto ou que foram flagrados com produtos de procedência duvidosa. Já em 2023, houve 2.582 abordagens, com 65 pessoas detidas.
A Operação Viagem Segura, voltada para o combate aos furtos, ameaças e outras formas de violência praticadas contra a população nos pontos de ônibus, estações de embarque ou dentro dos coletivos, 12.476 viagens de linhas municipais foram acompanhadas por guardas ao longo do ano passado. Como resultado dessa ação, 24 pessoas foram detidas e conduzidas a delegacias pelos agentes. Em 2023, houve o embarque de agentes em 4.169 viagens de linhas municipais, com 18 pessoas detidas e conduzidas à Polícia Civil.
Realizada com o objetivo de evitar extorsões a motoristas no momento de estacionar, a Operação Flanelinha ocorreu em 68 jogos e em outros 58 eventos de grande concentração de público, somando 1.093 abordagens a suspeitos, com 22 pessoas conduzidas a delegacias. Ao longo de 2023, a operação foi montada em 46 jogos e em 11 eventos de grande porte. Nas ocasiões, um total de 682 foram abordadas, resultando na detenção e encaminhamento à Polícia Civil de duas delas.