Pular para o conteúdo principal

Furtos de fiação caem 78,3% graças a novas regras e fiscalização da PBH
Foto: Vilma Tomaz/PBH

Furtos de fiação caem 78,3% graças a novas regras e fiscalização da PBH

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte apurou queda de 78,3%, nos últimos cinco meses, no número de ocorrências de furto de cabos registradas pela Guarda Civil Municipal, abrangendo fiação de energia elétrica, telefonia, TV a cabo e internet. A queda ocorreu após a PBH intensificar as ações de fiscalização nos locais que comercializam esses materiais e tornar mais rígidas as regras para o controle do comércio de recicláveis na capital com a publicação do decreto 18.265/23, em março deste ano. 

De março a julho de 2022 foram registradas 97 ocorrências de furtos de cabos em Belo Horizonte. No mesmo período deste ano o número caiu para 21 casos.  O balanço não inclui os casos atendidos pela Polícia Militar, que também é acionada para registro desse tipo de ocorrência.

O decreto 18.265/23, que  regulamenta a Lei 10.365/11, obriga as empresas a registrarem a origem dos produtos, os dados dos fornecedores, como carteira identidade e endereço, além de fazer a descrição das características e fotografar os objetos. A intenção é coibir o furto de cabos e materiais metálicos na cidade. 
 

Ocorrências de furtos de cabos registradas pela Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCMBH)

 

Ano

Janeiro

Fevereiro

Março

Abril

Maio

Junho

Julho

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

 

2022

36

33

23

23

26

17

08

09

14

16

08

03

 

2023

08

08

07

05

07

01

01

-

-

-

-

-

 

Fonte: Inspetoria de Estatística da GCMBH (Data da extração dos dados: 31/07/2023)

Obs.: Os números de ocorrências registradas pela Guarda Municipal (informados no quadro acima) não se referem exclusivamente a furto de cabos de cobre, mas sim de cabos em geral, como os de energia elétrica, telefonia, de TV a cabo, de internet e outros.


Fiscalização

As operações de fiscalização, realizadas na maioria das vezes em ferros-velhos, alcançaram 164 vistorias que resultaram na interdição de quatro estabelecimentos, emissão de 27 multas e 168 notificações. A ação das equipes de fiscalização de controle urbanístico e ambiental e da Guarda Municipal, com apoio da Policia Militar, ocorre de forma rotineira pela cidade. 

De acordo com José Mauro Gomes, subsecretário de Fiscalização, o decreto constitui em importante mecanismo jurídico por conter medidas que auxiliam no combate à prática comercial criminosa de furto de metais, principalmente de fiação dos sistemas de telefonia, energia elétrica, trânsito, transporte, entre outros. A Legislação atua também como instrumento de reforço das ações das polícias (Civil e Militar) para identificar e punir os responsáveis pelo furto desses materiais e danos ao patrimônio público. 

“A Legislação tem o objetivo de assegurar que empresas regulares que trabalham conforme as regras vigentes continuem exercendo as atividades e as irregulares - que atuam como receptores de materiais furtados - sejam punidas com a aplicação de multas, cassação do Alvará de Localização e Funcionamento e interdição”, afirmou o subsecretário. 

Os responsáveis pelo comércio irregular estão sujeitos à multa no valor de R$1.014,69. O valor dobra a partir da segunda reincidência. Além disso, poderá haver cassação imediata do alvará de localização e funcionamento na terceira reincidência e interdição do estabelecimento.