Pular para o conteúdo principal

Festival Gastronômico dos Restaurantes Populares anuncia vencedor

criado em - atualizado em

O Restaurante Popular I – Herbert de Souza, localizado na região Central, foi o vencedor da segunda edição do Festival Gastronômico dos Restaurantes Populares, realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, no último sábado, dia 6/4.  O evento celebrou a finalização dos cursos de formação dos colaboradores dos Restaurantes em uma competição descontraída e muito saborosa.

Quatro equipes compostas por representantes das unidades dos Restaurantes Populares da cidade participaram do Festival, disputando os títulos de melhor prato principal e melhor sobremesa. A equipe vencedora apresentou como prato quente iscas de filé de tilápia com crosta de castanha de caju, acompanhadas de purê de banana-da-terra e cenoura baby. Como sobremesa, a opção foi sorvete de mandioca com calda de maracujá. Os vencedores foram premiados com um troféu, medalhas e uma viagem técnica para o Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes.


Para a nutricionista responsável pelo Restaurante Popular I e coordenadora da equipe vencedora, Emanuelle Zibral, a conquista do prêmio é uma mistura de emoção, felicidade e luta. “Essa é a oportunidade de demonstrar o trabalho, o amor e a dedicação realizados todos os dias na produção das refeições para a população. Além de produzir para o festival conseguimos o resgate da união da própria equipe e exploramos a diversidade gastronômica”, acrescenta.


O júri foi composto por quatro especialistas das áreas de gastronomia e nutrição e três gestores municipais. Representaram a Prefeitura a secretária Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, Maíra Colares, a secretária municipal de Assuntos Institucionais e Comunicação Social, Adriana Branco, e a diretora de Eventos da Belotur, Marah Costa.


A gastrônoma do Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional, Cândida Paixão, o conselheiro na Frente da Gastronomia Mineira, Flávio Trombino, a nutricionista e mestre em agroecologia, Regina Rodrigues de Oliveira, e a professora do departamento de Nutrição da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Rita de Cássia Ribeiro, reforçaram o time de especialistas. Eles tinham como missão avaliar, além do sabor, quesitos como criatividade, textura e aplicação das técnicas ensinadas nas oficinas.

 

A qualidade no atendimento foi também ressaltada. “O Festival veio unir a segurança alimentar e a capacidade técnica com a humanização presente nos restaurantes populares”, assinalou o conselheiro na Frente da Gastronomia Mineira, Flávio Trombino, um dos integrantes do júri.


A secretária Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, Maíra Colares, agradeceu toda a equipe e o esforço cotidiano na prestação do serviço nos Restaurantes Populares. "É um orgulho chegar ao final desse festival valorizando a Política de Segurança Alimentar da Prefeitura de Belo Horizonte e reconhecer a dedicação de cada trabalhador que se empenhou em pesquisar, elaborar e montar cada prato", afirmou.


Festival


O Festival Gastronômico faz parte do Projeto de Capacitação para os Funcionários dos Restaurantes Populares de Belo Horizonte, que foi dividido em duas etapas. Na primeira, cerca de 200 colaboradores dos Restaurantes Populares participaram da formação voltada para o atendimento, técnicas gastronômicas, sabor, uso das especiarias com foco no aproveitamento integral dos alimentos e sazonalidade da safra.


A segunda etapa foi a realização do festival, que encerra o processo de formação de colaboradores dos Restaurantes Populares, que ocorre desde 2017, e busca capacitar na área do atendimento e da gastronomia e valorizar os servidores que atuam nos equipamentos.


Para a subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional, Darklane Rodrigues, o II Festival de Gastronomia dos Restaurantes Populares cumpre um papel importante no fortalecimento da política de segurança alimentar da cidade, promovendo e potencializando Belo Horizonte.


“Esse é o encontro de todos para celebrar o momento da qualificação profissional. Cerca de 200 profissionais das quatro unidades participaram da formação e a receita vencedora poderá ser adaptada e incluída no cardápio dos restaurantes populares. Com a qualificação dos servidores, a população também ganha, com o aprimoramento no preparo das refeições, com a melhoria no atendimento, e com a possibilidade da geração de novas receitas”, ressalta.

 

Saiba mais sobre o Festival Gastronômico

Prato preparado durante o festival