12 Abril 2023 -
A Feira da Economia Solidária acontecerá nos dias 14, 15 e 16 com programações em dois pontos de Belo Horizonte. Na sexta-feira (14), a feira ocorrerá no seu ponto fixo na Rua Goiás, em frente à Prefeitura, das 8h às 20h. Já nos dias 15 e 16, ela acontecerá no Parque Municipal Renato Azeredo, na avenida José Cleto - Palmares das 8h às 17h, seguindo a programação anual da feira nos parques. Os eventos reunirão os empreendedores locais para exposição e comercialização de itens de artesanato, confecção, cosméticos e gastronomia, além de carrinhos de comida e bebida.
A economia solidária é um modelo de economia que se baseia em atividades econômicas que priorizam a cooperação entre pessoas, visando à melhoria da qualidade de vida e a redução das desigualdades sociais. É uma forma de organização econômica e social que busca superar o modelo tradicional de economia baseando-se na solidariedade, na cooperação, no desenvolvimento sustentável e na gestão democrática.
Os empreendimentos solidários são criados de forma autogestionária, ou seja, as decisões são tomadas de forma coletiva e democrática, sem a necessidade de um líder ou gestor centralizado. Esse tipo de empreendimento pode ser formado por diferentes grupos, como cooperativas de produção, associações de catadores de materiais recicláveis, grupos de mulheres empreendedoras, entre outros.
No Brasil, a economia solidária é reconhecida como uma política pública desde 2003, com a criação da Secretaria Nacional de Economia Solidária. Existem diversas iniciativas e programas governamentais que apoiam o desenvolvimento desse tipo de economia. Em Belo Horizonte já são mais de 260 grupos e 780 integrantes cadastrados no programa Economia Popular Solidária da Prefeitura, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico para assistir empreendimentos solidários na cidade.
Em BH, a Feira da Economia Solidária integra a Feira da Afonso Pena e acontece mensalmente nos Tribunais de Justiça e nos parques para a comercialização de itens de vestuário, artesanato, cosméticos e de alimentos variados. Além disso, ela também acontece regularmente na rua Goiás, entre a avenida Augusto de Lima e a rua da Bahia, no Centro, das 8h às 18h, na segunda sexta-feira de cada mês.