Pular para o conteúdo principal

Projeto da sede administrativa de Regional Barreiro, com fachada, lateral e planta interna.
Foto: Arquivo Público de BH

Exposição retrata a cartografia da Regional Barreiro

criado em - atualizado em

A Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, realiza no auditório da Escola Municipal Polo de Educação Integrada (Avenida Menelick de Carvalho, s/n, bairro Flávio Marques Lisboa), a exposição “Cartografia Histórica da Regional Barreiro”. No local, foram montados totens eletrônicos para a visualização da mostra.

 

No dia 22 de maio, foi inaugurada a "Exposição Virtual Cartografia Histórica da Regional Barreiro”. O evento ocorreu na biblioteca da E. M. Polo de Educação Integrada. Servidores do Arquivo Público de Belo Horizonte realizaram palestras sobre os documentos da Regional Barreiro. A exposição está disponível em um totem instalado na biblioteca da escola. 

 

A Exposição Cartografia Histórica da Regional Barreiro é fruto de pesquisas da equipe técnica do APCBH, que procura divulgar junto à sociedade a riqueza e a diversidade do acervo disponível para consulta popular. A previsão é que a mostra também seja disponibilizada virtualmente nos próximos dias. Para a exposição, foram selecionados principalmente documentos inéditos, isto é, que ainda não foram objeto de pesquisa ou que não foram publicados.

 

Técnica em Patrimônio Cultural do Arquivo Público de Belo Horizonte, Michelle Torre informa que os documentos disponíveis na mostra enriquecem o conhecimento de pesquisadores, estudantes e professores da educação básica sobre a história local e permitem uma valorização da memória e das edificações e lugares ligados ao modo de viver dos habitantes do Barreiro. “Conhecer características do transporte, das habitações, das indústrias, do comércio e dos serviços que fizeram e ainda fazem parte da história da região do Barreiro é importante para que a comunidade escolar possa fazer uma análise crítica da extensão e da efetividade da cidadania das pessoas que vivem nesse espaço”, completa.

 

Exposição: Cartografia Histórica da Regional Barreiro

Abertura: dia 22, às 9h, e dia 24, às 14h

Visitação | segunda a sexta, das 7h às 15h; sábados, das 8h às 14h

Auditório da Escola Municipal Polo de Educação Integrada (Avenida Menelick de Carvalho, s/n, bairro Flávio Marques Lisboa)

ENTRADA GRATUITA