Pular para o conteúdo principal

Bailarina da Cia. executando parte do espetáculo
Foto: Divulgação

Espetáculo convida público a conhecer a cultura espanhola

07/12/2017 | 14:24 | atualizado em 11/12/2017 | 18:09

A Fundação Municipal de Cultura apresenta nesta terça-feira, dia 12 de dezembro, às 20h, no Teatro Raul Belém Machado, o espetáculo “Legado Andalusí”, da Cia. de Baile Flamenco Fátima Carretero. A peça busca recuperar a herança da cultura flamenca, mesclá-la com a brasileira e difundi-la. A entrada é gratuita.

 

Al-Andalus foi o nome dado à Península Ibérica há mais de mil anos quando árabes, berberes, sírios, egípcios e outros povos de diferentes regiões chegaram e povoaram o local. A região, hoje conhecida como Andaluzia, deixou uma herança que influencia nas manifestações culturais da cultura espanhola e latino-americana até hoje.

 

Na cultura brasileira, essas raízes ibéricas são visíveis na dança, no teatro e também no folclore. Em festas populares como as Cavalhadas, em procissões religiosas e na literatura de cordel, essa relação se torna ainda mais evidente.

 

A peça pretende recuperar essa herança cultural, mesclá-la com a cultura brasileira e difundi-la. A montagem do espetáculo mistura bailes folclóricos com música gitana e caribenha, utilizando como referência a música moura e os bailes mouriscos. Uma versão “flamenca” da música “Noite de meu bem” integra parte da coreografia, que conta com participação de todas as dançarinas da Cia.

 

Cia. Baile Flamenco Fátima Carretero

A companhia tem como objetivo principal divulgar e difundir a dança flamenca através de coreografias expressivas, de forte apelo emocional e com grande rigor técnico e cênico. Ao longo de sua trajetória foram conquistados importantes prêmios nos principais festivais do gênero no Brasil e na Espanha, consagrando assim como uma das grandes companhias de flamenco da atualidade.

 

Legado Andalusí

Dia 12 de dezembro | terça-feira | às 20h

Teatro Raul Belém Machado (Rua Jauá 80, Alípio de Melo)

ENTRADA GRATUITA

Informações para o público: (31) 3277-6437

Últimas Notícias

Cadastro de ambulantes para Carnaval 2018 termina dia 15/12

Dia 15 de dezembro é data final para o cadastro de ambulantes que pretendem trabalhar no Carnaval de Belo Horizonte 2018.

14/12/2017 | 15:50

Nasce filhote de hipopótamo no Jardim Zoológico de BH

Um filhote de hipopótamo africano nasceu dia 6/12 na Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica e está sob os cuidados da mãe.

14/12/2017 | 15:30