Pular para o conteúdo principal

Espaço e visibilidade das barracas são prioridade de novo layout da Feira Hippie
Foto: PBH/Divulgação

Espaço e visibilidade das barracas são prioridade de novo layout da Feira Hippie

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte concluiu a pesquisa desenvolvida para avaliar o espaço (layout) da Feira de Artes, Artesanato e Produtores de Variedades de Belo Horizonte, conhecida como Feira Hippie. O levantamento mostrou que feirantes e frequentadores preferem que o novo desenho privilegie espaço amplo para circulação na feira entre as barracas e a boa visibilidade dos locais de compra. O formulário on-line ficou aberto a respostas de 9 de junho a 7 de julho e recebeu 1.836 respostas. Participaram visitantes, feirantes e moradores do entorno do local onde é montada a estrutura.

 

Foram consultadas pessoas que tenham tido pelo menos um contato com a Feira na atual disposição, implantada em meados de 2020, sejam elas feirantes, consumidores e visitantes, prestadores de serviços, participantes de manifestações artístico-culturais e residentes do entorno imediato. Para isso, foi feito um formulário on-line composto de 15 questões, divididas em seções conforme perfil do entrevistado.

 

Foram questionados os níveis de satisfação em relação a diversos aspectos da atual disposição da Feira, como a setorização dos produtos, facilidade de identificação das barracas, localização dos setores de alimentação, fiscalização, segurança e limpeza da Feira, dentre outros. A sondagem também coletou a opinião sobre o que deve ser considerado prioritário no processo de definição do novo layout, como por exemplo, espaços amplos para circulação, garantia de que as barracas tenham boa visibilidade aos visitantes, definição quanto à localização das áreas de alimentação, espaços para manifestações culturais e outros.

 

Espaço e visibilidade

 

Entre os consumidores e visitantes, 58,4% querem espaços mais amplos para a circulação, outros 21,4% esperam que o novo layout garanta que todas as barracas de artesanato e produtos variados tenham boa visibilidade e 10% preferem que os setores de alimentação sejam alocados no eixo principal da avenida Afonso Pena. Há ainda 7,7% que querem prioridade no espaço de descanso e permanência e 2,6% para manifestações artístico-culturais.

 

Entre os feirantes, 60% opinaram que a prioridade da definição do novo layout seja garantir que todas as barracas de artesanato e produtos variados tenham boa visibilidade aos visitantes e 25,3% que os espaços para circulação sejam amplos. Alocar os setores de alimentação no eixo principal da Afonso Pena deve ser a prioridade para 11,2%, e para 2,3% o espaço para manifestações artístico-culturais. Há ainda 1,3% que defendem que o espaço de descanso e permanência deve ser alvo de mais atenção.

 

Visão geral

 

A pesquisa mostra ainda que, considerados todos os públicos, a Feira de Artes, Artesanato e Produtores de Variedades de Belo Horizonte tem a maioria como “muito satisfeita” em relação à setorização dos produtos e facilidade de identificação das barracas. Mesmo entendimento em relação à localização dos setores de alimentação.

 

A maioria também está “satisfeita” com a sensação de segurança na feira e com a limpeza dos banheiros públicos no local. Quanto à localização dos sanitários, a maioria está “muito satisfeita”. A maioria no levantamento também está “satisfeita” com a limpeza da feira.

 

Clique AQUI para conferir o resultado completo da pesquisa.