Pular para o conteúdo principal

Equipe de apoio garante sucesso das quadrilhas do Arraial de Belo Horizonte
Foto: Cesar Tropia

Equipe de apoio garante sucesso das quadrilhas do Arraial de Belo Horizonte

criado em - atualizado em

Por mais que as quadrilhas se preparem e ensaiem, alguns imprevistos acontecem quando os dançarinos sobem no tablado montado na Praça da Estação para o Arraial de Belo Horizonte. Por isso, os grupos contam com equipes de apoio. São as pessoas responsáveis por montar os cenários antes das apresentações, retirá-los no fim, corrigir os problemas que surjam com os figurinos e acessórios cênicos durante a dança, além de dar suporte emocional aos quadrilheiros. 

A função das equipes de apoio é bem similar à da contrarregragem, presente em grandes produções do teatro. Layla Beerg é líder do apoio da Quadrilha Cata Latas, do Grupo de Acesso, agremiação pela qual também já se apresentou em anos anteriores. Ela conta que a preparação começa bem antes do Concurso Municipal de Quadrilhas Juninas. "A equipe de apoio deve participar dos ensaios, principalmente daqueles que são realizados com as alegorias. Temos que estudar o tema, o cenário e os objetos de cena. No dia, é preciso prestar atenção se a sapatilha saiu do pé de alguma dama, o filó dela desamarrou e desceu, o chapéu do cavalheiro caiu, entre outros imprevistos". 

O corre corre é comum entre as pessoas responsáveis por fazer com que tudo saia de acordo com o que as quadrilhas planejaram. "Ser dançarina me ajuda a ser mais ágil na hora de dar o apoio. Acontece tudo muito rápido, nem conseguimos ter uma visão geral da apresentação. Precisamos estar 100% focados nos detalhes. O espetáculo é para o público e jurados, nós assistimos as gravações depois", explica rindo. 

Layla diz que algumas regras devem ser seguidas para evitar penalidades. "Temos 10 minutos para montar o cenário antes da quadrilha entrar e não podemos pisar no tablado antes do grupo, pois se fizermos isso, começa a contar o tempo de 25 minutos para a apresentação. Quando termina, temos 5 minutos para retirar tudo". 

No último fim de semana, 25 quadrilhas do Grupo de Acesso levaram dança, cultura e alegria para o público que acompanhou o Concurso Municipal de Quadrilhas. Consagraram-se vencedoras: 1° lugar Vaca Loka, 2° lugar Explosão Junina, 3° lugar Renascer Junino, 4°lugar Beija Flor e 5° lugar Tradição Mineira.  

A competição segue neste sábado (29) e domingo (30), com as apresentações de 16 quadrilhas do Grupo Especial. A entrada é gratuita, sem necessidade de retirada de ingressos. Os horários e temas estão disponíveis no site http://portalbelohorizonte.com.br/arraial . Haverá também transmissão ao vivo pelo G1 Minas, parceiro de mídia do Arraial de Belo Horizonte 2023. 

Arraial de Belo Horizonte 

O Arraial de Belo Horizonte, que chega à 44ª edição em 2023, é o festejo junino mais representativo da Região Sul e Sudeste do Brasil, pela valorização e respeito à cultura e às tradições que envolvem o período. O evento é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, apoio dos Supermercados BH, rádio oficial Liberdade FM, parceria de mídia da TV Globo Minas, parceria com o Mercado Central e colaboração técnica da Comissão Junina Mineira. 

Trabalhado a partir da ideia de uma ‘Experiência Junina Completa’, a festa belo-horizontina foca em três grandes eixos: a apresentação das tradicionais quadrilhas da cidade, shows musicais, com artistas locais e nacionais, e diversas atividades gastronômicas, como o Concurso Prato Junino e a Vila Gastronômica, sempre valorizando o título de Belo Horizonte como Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco. 

O Arraial de Belo Horizonte é um evento que cresceu e ganhou visibilidade ao longo dos anos, fazendo com que a capital mineira fosse considerada, pelo Ministério do Turismo e pela Embratur, um dos cinco maiores destinos turísticos do período junino do país, ao lado de Bragança (PA), Campina Grande (PB), Corumbá (MS) e São Luís (MA).