Pular para o conteúdo principal

Encontro “Terça da Dança” debate pesquisas em dança na cidade
Divulgação/PBH

Encontro “Terça da Dança” debate pesquisas em dança na cidade

criado em - atualizado em

Com o objetivo de aproximar o público das pesquisas acadêmicas sobre dança, o projeto “Pesquisas em Dança em Diferentes Contextos”, uma parceria do Centro de Referência da Dança de Belo Horizonte (CRDançaBH) com a Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, é realizado mensalmente no Teatro Marília. Na edição deste mês, o encontro busca debater o documentário “Fio Vermelho”, que entrelaça ciência e arte ao apresentar a trajetória de descobertas e desafios vividos por uma pessoa com deficiência em busca de novas experiências sensoriais. Após a exibição do longa, haverá um bate-papo com o físico e bailarino Yuji Oka (Canadá) e com a pesquisadora e bailarina Graziela Andrade (Brasil). O encontro acontece nesta terça-feira (3), às 19h.

O projeto integra o Terça da Dança, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, desenvolvida pelo CRDançaBH, que oferece uma programação contínua, composta por apresentações artísticas e ações formativas e reflexivas. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados no site www.sympla.com.br ou na bilheteria do teatro duas horas antes da apresentação. A programação completa dos Teatros Municipais pode ser acessada no Portal Belo Horizonte.

O documentário “Fio Vermelho” apresenta a trajetória e as descobertas de uma mãe em busca de experiências sensíveis no contexto da paralisia cerebral. O encontro com as abordagens somáticas, através da dança, levam-na ao Canadá, onde ela conhece o Spiral Praxis, método fundado pelo físico e bailarino nipocanadense Yuji Oka, que consiste em um sistema de treinamento de dança moderna que respeita o fluxo natural e a espontaneidade da dança. No longa, acompanhamos parte dos desdobramentos que emergiram da transformação de uma dolorosa vivência pessoal em uma pesquisa afetiva que alcança potentes reflexões, nos âmbitos social, educacional e artístico.

O projeto “Pesquisas em Dança em Diferentes Contextos” busca despertar o interesse e a curiosidade dos amantes e profissionais da dança e da audiência em pesquisas no campo das Artes em contextos variados, promovendo apreciação, problematização e discussão do movimento de pesquisas em dança na cidade. É também objetivo deste projeto trazer a pesquisa acadêmica para o público em geral, aproximando, assim, a Universidade da população da cidade. A cada mês, são convidados dois profissionais que atuam na área da dança, para compartilhar pesquisas e ideias. Todas as apresentações são seguidas de uma roda de conversa, mediada por um profissional da área.

Sobre os artistas e pesquisadores desta edição

Graziela Andrade
é mãe de duas crianças. Professora adjunta na Universidade Federal de Minas Gerais, no curso de licenciatura em Dança. Doutora em Ciências da Informação pela UFMG, em cotutela com a Universidade Paris-Est, na área de linguagens. É também multiartista atuando nas áreas da Dança, Artes Plásticas e Literatura Infantil. Nos últimos 10 anos, suas pesquisas voltaram-se para as relações dos corpos com as tecnologias contemporâneas e espaços urbanos. Atualmente, interessa-se por refletir sobre as epistemologias da dança através das abordagens somáticas e, especialmente, no contexto da singularidade dos corpos.

Yuji Oka é o fundador de um novo paradigma em somática – Spiral Praxis – um sistema abrangente de corpo-mente que se concentra na integração da aprendizagem consciente e inconsciente. Seu trabalho atravessa o espectro do potencial humano. Ajudou milhares de crianças com deficiências a recuperarem o seu potencial motor, e também desenvolveu métodos somáticos radicalmente novos para acelerar a aprendizagem em meditação, ioga, fitness e dança. Atualmente é diretor do Spiral Movement Centre, uma escola de somática em Toronto que é oficialmente reconhecida pela International Somatic Movement Education Therapy Association (ISMETA).

Serviço

Terça da Dança | Projeto “Pesquisas em Dança em diferentes contextos”

Tema:
Exibição do Documentário “Fio Vermelho”

Duração: 120 min | Classificação: Livre

Data: terça-feira (3), às 19h

Ingressos gratuitos: www.sympla.com.br e bilheteria do teatro, a partir de 2 horas de antecedência.

Local: Teatro Marília (Avenida Alfredo Balena, 586, Santa Efigênia)