Pular para o conteúdo principal

Mais de cem pessoas desfilam em avenida em favor da luta antimanicomial. Foto de arquivo.
Foto: Isabel Baldoni

Desfile celebra o Dia Nacional da Luta Antimanicomial em Belo Horizonte

criado em - atualizado em

O Dia Nacional de Luta Antimanicomial, que é comemorado no dia 18 de maio, será marcado, em Belo Horizonte, por um desfile da escola de samba Liberdade Ainda Que Tam Tam, nesta sexta-feira, dia 17. O tema desta edição é “Direitos às diversas gentes: de mãos dadas contracorrentes” e a concentração será a partir das 14h, na Praça da Liberdade, seguindo, a partir das 15h, até a Praça da Estação.

 

O desfile terá cinco alas, compostas por usuários, familiares e profissionais da Rede de Saúde Mental de Belo Horizonte e de cidades da Região Metropolitana. O evento é organizado pelo Fórum Mineiro de Saúde Mental com o apoio da Secretaria Municipal da Saúde. Este ano, o Dia Nacional de Luta Antimanicomial, que é comemorado no dia 18 de maio, teve a data de celebração alterada, de forma a reunir um número maior de participantes. A data celebra a conquista da reforma psiquiátrica, o tratamento em liberdade e a cidadania.

 

Atualmente a capital conta com quatro Centros de Referência em Saúde Mental - Álcool e outras Drogas, três Centros de Referência em Saúde Mental Infantil, o Serviço de Urgência Psiquiátrica, oito Centros de Referência em Saúde Mental, nove Centros de Convivência, quatro equipes de Consultórios na Rua e duas unidades de acolhimento transitório, uma adulto e outra infantil. Há ainda 51 oficinas do programa Arte da Saúde, 33 Residências Terapêuticas, leitos específicos em saúde mental no Hospital Metropolitano Dr Célio de Castro, equipes de saúde mental nas unidades de saúde e equipes complementares.