Pular para o conteúdo principal

Copa Centenário projeta atletas para times profissionais de futebol
Foto: PBH/ Divulgação

Copa Centenário projeta atletas para times profissionais de futebol

criado em - atualizado em

Duas atletas foram projetadas do futebol amador, nos campos de várzea da Copa Centenário, para a categoria de base do América Futebol Clube. Maria Eduarda Aguiar silva, de 15 anos, e Ana Grazielle Alves dos Passos, de 16 anos, jogadoras pela equipe do Projeto Futebol é Vida/ ASPRA – são participantes do torneio e disputam a Copa Centenário 2023, na categoria feminino sub-17.   

 

Com excelentes trajetórias na Copa Centenário, as atletas foram observadas por profissionais dos grandes times mineiros, com visão técnica para identificar novos talentos em campos de futebol de várzea.  Na disputa final entre os times da categoria feminina sub-17, estiveram presentes, a convite da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, estafes dos times femininos do Atlético, Cruzeiro e América. Na oportunidade, os representantes dos times acompanharam o desempenho das atletas no jogo da equipe Projeto Futebol é Vida / ASPRA que venceu o Imperial Soccer Academy por 6 x 0, com dois gols da Maria Eduarda e um da Ana Grazielle.

 

Maria Eduarda é atacante e a trajetória dela na Copa Centenária foi marcada por resultados impecáveis. Foi vice-campeã pelo ASPRA (2022), campeã pelo ASPRA (2023) na categoria feminina sub-17; e artilheira desta edição, com 13 gols. “A copa centenário foi um aprendizado muito grande para mim, a cada partida eu tirei grandes lições e creio que esse aprendizado faz parte dessa conquista. Daqui pra frente estou focada em evoluir ainda mais para conseguir subir para o profissional e ir para seleção”, projetou a atleta. 

 

Terceiro lugar pelo Imperial Soccer Academy (2022), e campeã pelo ASPRA (2023), na categoria feminina sub-17; Ana Grazielle joga na posição de meia-armadora e considera o torneio uma benção na vida dela. “Para mim a Copa Centenário foi uma benção e abriu portas incríveis, só tenho a agradecer por todo o aprendizado e o que eu almejo pela frente é conduzir minha carreira para o profissional e ser convocada pela seleção brasileira”, pontuou Grazielle.

 

Para a secretária Municipal de Esportes e Lazer de Belo Horizonte, Adriana Branco, é gratificante ver a Copa Centenário alçar, de uma só vez, duas atletas para a categoria de base de um grande time. “É uma alegria imensa ver um torneio de futebol amador projetando duas atletas, ao mesmo tempo, para um time profissional”, afirmou Adriana. 

 

A secretária lembrou ainda, que não é a primeira vez que a Copa Centenário revela grandes talentos para o mundo, transformando-se em um celeiro do futebol. “Dá orgulho ver que esta projeção ocorreu pela Copa Centenário, a exemplo de outras revelações como a camisa 10 da seleção brasileira, Marta Silva, o Breno Lopes, que está no Palmeiras, e o Bruno Henrique, atacante do Flamengo”, ressaltou a secretária.     

 

Com o objetivo de promover o futebol de várzea é uma atividade de lazer para a população, a Copa Centenário é realizada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer desde 1997, e está na 25ª edição.