Pular para o conteúdo principal

Comunidade Eliana Silva ganha três pontos limpos
Divulgação/PBH

Comunidade Eliana Silva ganha três pontos limpos

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte implantou nessa terça-feira (12) três pontos limpos na comunidade Eliane Silva. A estratégia pretende transformar áreas degradadas, alvos de deposição irregular de resíduos, em ambientes saudáveis para os moradores.  No início deste mês a comunidade também foi contemplada com a coleta domiciliar de lixo.

Os três Pontos Limpos foram instalados onde antes existiam lixeiras improvisadas pela comunidade, onde os moradores levavam os resíduos das residências, para o posterior recolhimento dos caminhões que passavam pela avenida Perimetral. Com a implantação da coleta domiciliar, as lixeiras, que acumulavam muito lixo, se transformaram em Pontos Limpos, todos localizados em esquinas com a avenida Perimetral: um fica na Rua Vale do Ipê, outro na Rua Manoel Lisboa de Moura e o terceiro na Rua Alvimar Fernandes dos Santos.

Nos locais, além da limpeza, houve plantio de mudas em canteiros feitos com pneus reaproveitados como vasos e instalação de placas, com os seguintes dizeres: “Ponto Limpo – Proibido jogar lixo e entulho. Lançar resíduos neste local constitui crime ambiental. Sujeitos a multa”.

A equipe de Mobilização Social fez uma campanha educativa junto aos moradores e comerciantes, que foram orientados a descartar corretamente os resíduos e a ajudar a conservar o local limpo.

SLU oferece alternativas para o descarte

 

Em Belo Horizonte há opções corretas para descartar os resíduos ao invés de jogar nas vias. As Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV) da SLU recebem gratuitamente os resíduos que não são recolhidos pela coleta convencional, como entulho de construção e demolição, madeira, pneus, podas de árvores e jardins e móveis velhos, entre outros. Cada cidadão pode destinar até 1m³ por dia.

 

Atualmente Belo Horizonte conta com 34 URPVs espalhadas por todas as regionais. Os endereços estão disponíveis no portal da Prefeitura.

 

O cidadão que presenciar deposição clandestina de resíduos ou estiver prejudicado por esse tipo de prática pode registrar a denúncia nos canais digitais da Prefeitura, por meio do aplicativo APP PBH ou pelo Portal de Serviços.