Pular para o conteúdo principal

Atleta de bocha paralímpica sentado em cadeira de roda

Competição reúne atletas de bocha paralímpica do programa Superar

criado em - atualizado em

Com 18 atletas do Superar, o Festival de Bocha Paralimpica será realizado neste sábado, dia 16, das 8h às 14h, na sede do Centro de Referência Esportiva para a Pessoa com Deficiência (avenida Nossa Senhora de Fátima, 2.283, bairro Carlos Prates, região Oeste). O Superar é um programa desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.
 

O festival faz parte da agenda semestral das aulas de bocha, que possibilitam às pessoas praticar atividade física em cadeira de roda, com a utilização de pés e mãos e instrumentos de auxílio. Os alunos com maior comprometimento dos membros podem praticar o esporte com a participação de ajudantes.
 

Dezoito alunos praticam a bocha no Centro de Referência, às quartas e sextas-feiras, em duas turmas, das 8h às 9h e das 15h às 17h. As atividades são realizadas em parceria com a Associação Paradesportiva e Esportiva de Belo Horizonte (APE-BH), entidade representativa dos familiares e praticantes das modalidades de bocha paralímpica e tênis de mesa.
 

A modalidade requer habilidade e eficiência associadas às técnicas e táticas adequadas para lançar as bolas coloridas o mais perto possível de uma branca. Os atletas são divididos em diferentes categorias, de acordo com o tipo de limitação, decorrentes de deficiências associadas à distrofia muscular progressiva, acidente vascular cerebral, disfunção motora progressiva, entre outras.

 

Destaque em paralimpíadas

A bocha adaptada para pessoa com deficiência e que faz uso da cadeira de roda passou a ser praticada na década de 70. Em Minas Gerais, o esporte é praticado por 100 atletas, sendo 18 do Superar. Nos últimos três jogos paralímpicos, o Brasil foi o país que conquistou o maior número de medalhas na modalidade, somando nove no total, sendo seis de ouro, uma de prata e duas de bronze.