Pular para o conteúdo principal

Circuito Cine Santê realiza sessão comentada do premiado “Quando falta o ar”
Foto: Victor Jucá

Circuito Cine Santê realiza sessão comentada do premiado “Quando falta o ar”

criado em - atualizado em

Neste mês, a programação do Circuito Municipal de Cultura, no Cine Santa Tereza, apresenta, na terça-feira (27), às 19h, uma sessão comentada do filme “Quando Falta o Ar”, integrando o projeto Circuito Cine Santê. O documentário aborda o papel das mulheres profissionais do SUS no combate à pandemia da Covid-19 no Brasil. A exibição terá a presença das diretoras e roteiristas Ana Petta e Helena Petta e do montador e roteirista Paulo Celestino. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados on-line ou na bilheteria do cinema, 30 minutos antes da sessão.

 

Mais informações nas redes e no site do Circuito Municipal de Cultura, projeto realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura e da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Odeon.

 

Dirigido pelas irmãs Ana e Helena Petta, respectivamente atriz e médica infectologista, o documentário “Quando Falta o Ar” (2021) enfoca o trabalho realizado por mulheres profissionais do SUS durante uma das maiores crises sanitárias da história. Vencedor do Festival “É Tudo Verdade” em 2022 e qualificado para concorrer à indicação ao Oscar no mesmo ano, o filme apresenta interseções existentes entre a saúde e temas como religiosidade, desigualdade social e racismo estrutural presentes no país.

 

A abordagem contempla ainda a pandemia com foco em diferentes tempos e dimensões envolvidas no cuidado em saúde, revelando a face humana da luta coletiva contra a Covid-19. Com 81 minutos, o documentário apresenta registros de equipes atuantes em São Paulo (SP), Recife (PE), Salvador (BA), Castanhal e Igarapé-Miri (PA).

 

 

Sobre o Circuito Municipal de Cultura

 

Projeto estratégico da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, o Circuito Municipal de Cultura tem como objetivo promover a descentralização e a democratização do acesso a uma ampla programação artístico-cultural, atendendo a todas as regionais, valorizando e fomentando a produção cultural local dos diversos territórios da cidade. O Circuito Municipal de Cultura oferece programação contínua, em diversos formatos, a partir de ações descentralizadas nas nove regionais da PBH. São realizados shows, espetáculos cênicos, intervenções urbanas, exibição de filmes e mostras temáticas, além de atividades de reflexão e formação.

 

Lançado em dezembro de 2019, o Circuito Municipal de Cultura mantém o compromisso de oferecer programação cultural plural, com atrações gratuitas para todas as faixas etárias, destacando a produção local em todos os seus territórios e manifestações. Ao longo desses anos, o Circuito já realizou 628 apresentações nos espaços públicos das nove regionais da cidade, alcançando um público de mais de 700 mil pessoas, e contou com a participação de mais de 3.700 trabalhadores, entre artistas, Mestres da cultura popular, produtores e técnicos, reforçando seu importante papel de fomento, principalmente no período da pandemia de Covid-19.

 

No ano de 2022, o Circuito realizou 145 ações, com público estimado em 25 mil pessoas. Foram mais de 400 artistas envolvidos nesse período e aproximadamente 500 agentes da cadeia produtiva contratados, com maior destaque para artistas e fornecedores de Belo Horizonte e Região Metropolitana.

 

Serviço | Circuito Municipal de Cultura

Circuito Cine Santê | Sessão Comentada “Quando Falta o Ar” - Com Ana Petta

Quando. Terça-feira (27), às 19h

Onde. Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89 - Santa Tereza)

Quanto. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados on-line ou na portaria do cinema, 30 minutos antes da sessão