Pular para o conteúdo principal

Centros de saúde atenderam 759 pessoas com suspeita de dengue no final de semana
Aline Resende/PBH

Centros de saúde atenderam 759 pessoas com suspeita de dengue no final de semana

criado em - atualizado em

Os cinco centros de saúde abertos pela Prefeitura de Belo Horizonte no último fim de semana, dias 27 e 28 de janeiro, garantiram o atendimento de 759 pessoas que apresentaram sintomas de dengue, chikungunya e zika. As unidades Carlos Renato Dias, Vera Cruz, Aarão Reis, Betânia e Rio Branco funcionaram das 7h às 19h. 

As regionais Barreiro, Leste, Oeste, Norte e Venda Nova foram estrategicamente definidas por apresentarem maior procura por atendimento.

A partir de agora, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde avaliarão o cenário epidemiológico da capital para definir se há a necessidade de ampliação da oferta de assistência à população nos finais de semana.

Cabe destacar que as ações podem ser imediatamente adaptadas, de acordo com a necessidade assistencial.

Para o secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias, essa foi uma importante medida adotada, para que os centros de saúde atuassem como retaguarda das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

“Reforço a orientação de que as pessoas com febre, dor no corpo, dor de cabeça e manchas vermelhas na pele procurem os centros de saúde da cidade, deixando os casos de urgência e emergência para as UPAs. Todos os nossos profissionais estão treinados para a avaliação de cada caso e os encaminhamentos dos pacientes para outras unidades de saúde serão feitos se necessário e de acordo com o quadro clínico”, esclarece o secretário.