Pular para o conteúdo principal

Edifício do Centro de Referência da Juventude, na Praça da Estação, em dia de sol. Foto: Divulgação PBH
Foto: Divulgação PBH

Centro da Juventude realiza projeto colaborativo

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Comitê Gestor do Centro de Referência da Juventude, realiza, em abril e maio de 2017, uma série de ações participativas e integradas junto às juventudes da RMBH para a elaboração colaborativa das diretrizes e do plano de ação do Centro de Referência da Juventude de Belo Horizonte (CRJ). A primeira ação acontece já neste sábado, dia 1º de abril. Toda a programação é gratuita.

 

Pretende-se definir e discutir os eixos de atuação do Centro, seguindo a metodologia de escuta e construção coletiva, em conformidade com o Diagnóstico da Situação da Criança, do Adolescente e do Jovem em Belo Horizonte (2013), que aponta para a “conclusão que, geralmente, se lida com uma juventude abstrata, desconhecendo-se e/ou não se trabalhando com suas realidades e necessidades concretas. No entanto, conhecer estas juventudes é delas se aproximar, ouvi-las”.

 

Levando em consideração a pluralidade das vozes das juventudes e a partir da demanda dos movimentos juvenis, as ações serão realizadas em três etapas e momentos, a fim de garantir mais oportunidades de participação aos jovens das mais diversas regiões da RMBH na elaboração de um projeto de intervenção para o CRJ – BH.

 

O primeiro encontro é o “Cola no CRJ” que irá acontecer no dia 1º de abril, aberto às juventudes, grupos, coletivos, sociedade civil e poder público. O objetivo é fomentar a participação social e pertencimento das juventudes por meio de intervenções artísticas, políticas e culturais, que irão tratar da história do CRJ e dos anseios e demandas dos jovens em relação ao centro de referência. No mesmo dia, por meio de Grupos de Trabalho, pretende-se debater e coletar dados sobre a percepção quanto aos eixos de atuação do CRJ, seus conteúdos e prioridades, que serão apresentados em uma “Batalha do Conhecimento”, no palco do auditório do CRJ.

 

O segundo encontro é o “Desembola CRJ”, que acontecerá nos dias 8 e 9 de abril, para jovens integrantes de movimentos e coletivos representativos das juventudes, ativistas autônomos e convidados do poder público e da sociedade civil. O objetivo é a discussão aprofundada, a partir das amostragens coletadas no #ColaCRJ, e qualificação do debate para cada um dos tópicos (eixos CRJ, conteúdos e prioridades), culminando no esboço de ações e projetos que visem a alcançar os resultados dos objetivos definidos.

 

Por fim, o terceiro momento é o “Mostra CRJ/ Aquário de Criação Coletivo”, que se configurará como um work in progress presencial em uma sala no CRJ. Por um mês, a sala será ocupada pelo Comitê Gestor do Centro de Referência da Juventude para a elaboração do documento que irá conter as diretrizes e o plano de ação do Centro, a partir dos tópicos discutidos nas fases anteriores, considerando a viabilidade financeira, modelo de gestão e a aprovação do público beneficiário. Usuários e outros interessados terão acesso aos documentos balizadores e ao processo de construção do documento final, que será apresentado e validado junto às juventudes em um evento de apresentação.