Pular para o conteúdo principal

Quinze mulheres de diferentes idades fazem passo de zumba, com uma das pernas levantadas
Foto: Eliene Marques

Centro Cultural no Aglomerado da Serra oferece aula de zumba

criado em - atualizado em

O Centro Cultural Vila Fátima está localizado no Aglomerado da Serra e é rodeado por uma beleza ímpar. O equipamento possui infraestrutura adequada para diversas práticas artísticas, como auditório, praça externa, sala de oficinas, galeria para exposições e biblioteca. O local oferece à comunidade uma programação gratuita e diversificada, além de ter se tornado um espaço de convívio para grupos artísticos. Uma de suas atrações mais prestigiadas pela comunidade é o projeto “Aulas de Zumba”.
 

O projeto surgiu há um ano e meio, a partir da demanda e iniciativa da comunidade local. Segundo a gerente do Centro Cultural Vila Fátima, Juliana Vilaça, o objetivo é atender a comunidade com a demanda por aulas de dança, proporcionando contato com a linguagem artística, além de bem-estar físico e mental. “A comunidade está envolvida ativamente no processo, tanto na participação das aulas quanto nas sugestões de coreografias desenvolvidas e músicas executadas”, explica Juliana.
 

As aulas, gratuitas e ministradas pelo professor Gabriel Salgueiro, acontecem as terças e quintas, das 19h às 20h. A faixa etária é bem variada, formada por crianças a partir dos oito anos, jovens e adultos, e atende cerca de 50 pessoas por aula. “Estou há mais de um ano desenvolvendo esta atividade. Quando surgiu essa oportunidade, eu estava passando por um período com pouca motivação, porque um grupo de dança do qual eu participava tinha sido desfeito. As minhas alunas me motivam a cada dia e eu as ajudo a se superarem também, transmitindo alegria e tendo a certeza do desenvolvimento do grupo a cada momento”, afirma o jovem professor Gabriel Salgueiro, 22 anos, morador da Vila Fazendinha - Aglomerado da Serra.

 

A comunidade

A dona de casa, Juliana Oliveira, 34 anos, moradora da Vila Fazendinha, é uma entusiasta do projeto. “A zumba tem feito para mim uma diferença muito grande. Tenho sentido muitos benefícios. Minha autoestima está melhor, não trabalhando somente o corpo, mas também a mente. Além disso, aprendi a respeitar as diferenças e a respeitar o próximo. Agradeço a paciência do nosso professor Gabriel, que nunca desistiu do grupo e sempre nos motiva”, ressalta.
 

Flávia Marinho Moura, 36 anos, dona de casa e também moradora da Vila Fazendinha, participa das aulas de zumba junto com a filha Nicole Kathleen Marinho, de 11 anos. “Eu quero primeiro agradecer o espaço do centro cultural, por nos proporcionar esta possibilidade. Eu tenho vários problemas de saúde e a zumba tem me trazido grandes benefícios. Inclusive, agora descobri que estou com fibromialgia e o médico me indicou continuar com as aulas para amenizar as dores”.
 

Aldeni Costa, 30 anos, auxiliar de limpeza, moradora da Vila Nossa Senhora de Fátima, recorda que não acreditava que participar das aulas de zumba iria fazer alguma diferença na sua vida. Ela conta que teve uma boa surpresa. “Eu usava tamanho 42, perdi peso, e hoje uso 40. Estou adorando os resultados. A zumba vai além da dança, você se sente bem e aumenta a autoestima. Agradeço muito ao professor Gabriel, que nos incentiva todos os dias”, afirma Aldeni.

 

Convívio social

Juliana Vilaça ressalta que a aula de zumba é uma atividade que veio contribuir muito com a programação do Centro Cultural Vila Fátima. “É muito interessante, pois o ambiente se tornou um espaço de convívio social, troca de experiência e encontro da comunidade local. Os participantes são ativos e propositivos”, observa.
 

A gerente ressalta que, dessa forma, o Centro Cultural Vila Fátima consegue atender um público que, normalmente, não frequentaria o espaço. E que, agora, tem a oportunidade de acesso às outras atividades desenvolvidas no local.  “Posso dizer, com muita alegria, que nas noites de terças e quintas o Centro Cultural Vila Fátima se transforma em uma verdadeira festa, com muita música, energia e até plateia” finaliza.

 

Centro Cultural Vila Fátima

R. São Miguel Arcanjo, 215 – Vila Nossa Senhora de Fátima. 
Tel.: (31) 3277-8193 
E-mail: ccvf.fmc@pbh.gov.br  
Funcionamento: de terça a sexta, das 9h às 18h; sábados, das 10h às 13h. 
Ônibus: 9031 e 102 (Suplementar).