Pular para o conteúdo principal

Fachada do Centro de Atendimento ao Turista Mercado das Flores durante o dia.
Foto: Antônio Rodrigues/PBH

CAT Mercado das Flores receberá reforma e melhorias

criado em - atualizado em

Engenheiros e arquitetos da Superintendência de Desenvolvimento da Capital – Sudecap se reuniram com o Presidente da Belotur, Aluizer Malab, e outros representantes para apresentar o projeto de reforma do Centro de Atendimento ao Turista - CAT Mercado das Flores, que fica na avenida Afonso Pena. No local está situado o posto para informação turística da cidade de Belo Horizonte, onde funciona o Espaço Belotur, uma floricultura e posto de venda de ingressos. De janeiro a junho de 2017 o CAT Mercado das Flores atendeu aproximadamente 2.000 turistas e munícipes, considerando aqueles que buscavam especificamente informações turísticas, com destaque para atrativos e orientação urbana, além da distribuição de folhetos promocionais e mapa.
 

A ordem de serviço foi assinada no último dia 05, e a obra está prevista para começar em meados de julho e a previsão de término no final do segundo semestre deste ano. Será investido o valor de R$394 mil neste empreendimento, com financiamento da Caixa Econômica Federal.
 

O CAT Mercado das Flores possui uma área de aproximadamente 600m². A obra trará um resignificado do espaço e vai melhorar a sua funcionalidade. Dentre os serviços previstos serão feitos a reforma de todo o sistema hidroelétrico do local, novos balcões de atendimento, implantação de copa, reforma dos banheiros com acessibilidade, implantação de um toten novo na calçada, reforma do passeio com acessibilidade e readaptação do local com melhorias de revestimento, piso, paredes, porta, nova pintura, iluminação e cabeamento estruturado.

 

Atendimento
 

Os Centros de Atendimento ao Turista – CAT são importantes pontos de apoio aos turistas que procuram informações sobre a cidade: programação cultural, material promocional, informação sobre equipamentos e serviços turísticos e orientação urbana. Os CAT’s devem estar localizados em lugares onde há grande fluxo de turistas, e o Mercado das Flores, situado no centro de Belo Horizonte, está próximo a diversos atrativos e meios de hospedagem. Por isso, o CAT Mercado das Flores, já referência na cidade, recebe diariamente um expressivo número de pessoas, não somente turistas, mas também munícipes a procura das mais diversas informações. Tem um papel fundamental na promoção da cidade por meio de uma boa recepção, atendimento, informação e acolhimento.
 

O atual Mercado das Flores foi construído na década de 1920 para abrigar a Agência de Bondes de Belo Horizonte. Os bondes, movidos à energia elétrica, eram os meios de transportes coletivos da época, mas foram desativados em 1963. Anos depois alguns comerciantes ocuparam o local e começaram a comercialização de flores, daí o nome. Em dezembro de 1992, em comemoração aos 95 anos de Belo Horizonte, foi inaugurado o Posto de Informação Turística da Belotur, hoje CAT - Centro de Atendimento ao Turista.