Pular para o conteúdo principal

Bienal da Gastronomia homenageia três guardiãs da cozinha mineira
Arte/PBH

Bienal da Gastronomia homenageia três guardiãs da cozinha mineira

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte promove desde o dia 16 de outubro a Bienal da Gastronomia. Nesta 1ª edição, a iniciativa presta uma homenagem às guardiãs da cozinha mineira: Maria Stella Libânio Christo (1917-2011), Dona Lucinha (1932-2019) e Nelsa Trombino (1938-2023). As homenageadas da Bienal ganharam um documentário que aborda a história pessoal de cada uma com a gastronomia e a importância delas, individualmente e em conjunto, para a culinária mineira e nacional. A produção intitulada ‘Três Marias’ foi dirigida pela jornalista Lorena Martins, a convite da Belotur, da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura. O documentário está disponível no canal do Portal Belo Horizonte. 

A produção, que reforça a temática feminina dessa edição da Bienal, reverencia as histórias que estão intrinsecamente ligadas ao calor do fogão a lenha, um dos instrumentos de cozinha mais tradicionais e venerados. O filme reúne uma cuidadosa seleção de registros audiovisuais do acervo dessas notáveis mulheres, enriquecidos com depoimentos de seus familiares. O documentário tem a direção e pesquisa da jornalista Lorena Martins; direção de fotografia de Marcella Cabral; produção executiva de Daniela Fernandes; som direto de Flora Guerra e digitalização e edição de Juliano Arantes e Iaque Nacur. 

Para a secretária municipal de Cultura, Eliane Parreiras, a gastronomia de Belo Horizonte compõe a nossa identidade cultural e mantém um forte vínculo com o nosso patrimônio cultural, desde os saberes e ingredientes até o jeito de fazer e o comportamento social nos espaços de convivência, – a cozinha, e a relação entre as gerações e força da ancestralidade. 

“Pensando em todas essas questões e, ainda, tendo Belo Horizonte recebido o título de ‘Cidade Criativa”, tivemos a oportunidade de fazer esse documentário para homenagear as três matriarcas e referências da gastronomia mineira: Maria Stella Libânio, Dona Nelsa e Dona Lucinha. Convidamos a jornalista Lorena Martins, uma das especialistas que mais conhece a gastronomia de BH para dirigir o documentário. A sensibilidade da Lorena também está presente na valorização da cozinha feminina e afetiva e na importância do papel das mulheres na gastronomia”, afirma Eliane.

O documentário ‘Três Marias’ foi apresentado pela primeira vez na abertura da 1ª Bienal da Gastronomia. O título da produção tem como referência a constelação que leva o mesmo nome, que continua a emocionar e inspirar, assim como as homenageadas, que deixaram uma marca no desenvolvimento e no reconhecimento da rica cultura alimentar de Minas Gerais.

“Não tem como falar de gastronomia mineira e de nossas tradições alimentares sem citar essas três grandes figuras: Nelsa Trombino, Maria Stella Libânio e Dona Lucinha. A contribuição que essas mulheres trouxeram para a culinária mineira é imensurável e representa tanto até os dias atuais. O documentário da jornalista Lorena Martins é leve, emocionante e nos mostra todo o carinho e cuidado que essas incríveis personagens tiveram com nossa gastronomia. Convido a todos a assistirem essa produção histórica, que está disponível no canal do Portal Belo Horizonte”, comenta Gilberto Castro, presidente da Belotur.

Confira abaixo um pouco sobre a vida e a carreira das três guardiãs da cozinha mineira:

Dona Nelsa (1938-2023)

Nascida em Cubatão, filha de imigrantes italianos, Nelsa Trombino se tornou uma renomada representante da gastronomia de Minas Gerais. Após casar e mudar-se para Lagoa da Prata (MG), dedicou-se à culinária. Durante décadas, liderou o restaurante Xapuri, na Pampulha, em BH, valorizando as tradições culinárias, como o uso do tacho de cobre e da panela de barro. Nelsa se tornou durante os anos uma das matriarcas de mais relevância para a gastronomia mineira, levando nossas técnicas de preparo para o Brasil e para o mundo. Além de suas habilidades culinárias, ela também contribuiu para o desenvolvimento de Belo Horizonte. Mesmo com desafios, nunca abandonou a cozinha e promoveu a identidade mineira globalmente, viajando para diversos países e ganhando prêmios. O restaurante Xapuri é atualmente liderado por seu filho, Flávio Trombino.

Maria Stella Libânio Christo (1917-2011)

Maria Stella Libânio Christo, conhecida por suas contribuições à culinária mineira, publicou em 1977 o livro ‘Fogão de Lenha’, fruto de visitas e pesquisas nos ranchos e fazendas pelo interior de Minas, onde recolheu cadernos de receitas de várias famílias. Ela se destacou por pesquisar e divulgar receitas mineiras, sendo reconhecida internacionalmente após seu livro ser enviado para embaixadas brasileiras em todo o mundo. Sua jornada começou por paixão pela culinária, desmistificando a ideia de que a comida mineira era pesada e pouco requintada. 

Dona Lucinha (1932-2019)

Maria Lúcia Clementino Nunes, conhecida como Dona Lucinha, foi uma renomada chef de Minas Gerais que levou a culinária mineira para além das fronteiras. Além de fundar sua rede de restaurantes de próprio nome, ela também se destacou como pesquisadora das raízes coloniais da comida de Minas Gerais, co-escrevendo o livro ‘História da Arte da Cozinha Mineira’, com sua filha Márcia Nunes. Dona Lucinha era mestra em técnicas culinárias ancestrais, dominando o fogão de barranco, o forno a lenha e os truques caseiros para aprimorar os sabores dos pratos típicos mineiros. Sua influência na culinária de Minas Gerais é inegável e seu legado perdura até os dias atuais. 

“É difícil compilar a imensidão da cozinha mineira, enquanto patrimônio cultural, em somente três mulheres e todo o seu trabalho. Mas Maria Stella, Dona Lucinha e Dona Nelsa se tornaram símbolos da identidade da culinária mineira e infelizmente já não estão mais entre nós. Essas “três marias”, representam várias e várias outras mulheres que, historicamente, exercem o papel principal em suas cozinhas.  Muito além da comida, o filme é uma história de um alicerce feminino e inspirador para mulheres ocuparem os lugares que planejam, também além da cozinha”, disse a diretora do projeto, Lorena Martins. Outra ação da profissional na Bienal da Gastronomia é a curadoria de bares liderados por mulheres, o projeto ‘Mapa das Minas'. 

Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte

A 1ª edição da Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte chega para consolidar a capital mineira como um polo turístico gastronômico, fortalecer as relações institucionais e possibilitar o cumprimento de diversos compromissos pactuados junto à Unesco, a partir da conquista da designação como Cidade Criativa da Gastronomia. O evento é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, com parceria institucional do Sebrae-MG, Prepara Gastronomia, Check-In Minas Turismo e CDL-BH; apoio cultural e educacional do Sesc e do Senac em Minas; parceria educacional com as faculdades Arnaldo, Estácio de Sá, Promove, Senac e Una; apoio da Frente da Gastronomia Mineira e Abrasel e hotel parceiro  Novotel.