Pular para o conteúdo principal

Noiva da quadrilha junina cumprimenta o noivo
Foto: Amira Hissa/PBH

Belo Horizonte tem mais de 20 festas juninas gratuitas pela cidade no sábado

criado em - atualizado em

O período junino já chegou e com ele uma programação repleta com muita dança e comidas típicas. E para deixar esses dias ainda mais animados, há opções de festas para agradar diferentes perfis. Os eventos, todos gratuitos, serão realizados em diversos locais espalhados pela capital, como parques, praças e escolas.
 

Uma das opções para quem pretende se divertir neste sábado, dia 16, é o Cortejo Junino, realizado pela Belotur. A programação começa no Parque Municipal e vai até a Praça da Estação, a partir das 12h. O cortejo pode ser apreciado por pessoas de todas as idades.
 

Outra opção é 1ª Mostra Junina, que acontece no Parque Estrela Dalva (avenida Costa do Marfim, 356). O evento é promovido pela Coordenadoria de Atendimento Regional Oeste e tem como objetivo valorizar e incentivar a manifestação da cultura popular. A 1ª Mostra Junina contará com a participação dos tradicionais grupos de quadrilha da região: Pipoca Doce, Forró de Minas, Pé de Serra, São Domingos, Beija Flor de Minas e Paixão Junina. A programação também inclui outras atrações culturais, além de área para crianças com rua de lazer e barraquinhas de comidas típicas. A festa começa às 16h.
 

Para quem está à procura de uma programação um pouco diferente, pode participar do Correio Elegante Astronômico. A ideia é que esta tradicional prática de enviar recados seja adaptada a uma nova versão inspirada na Ciência e Astronomia. Os visitantes poderão escrever mensagens em cartões exclusivos e pendurá-los em um mural que faz uma conexão com o espaço sideral. Tudo isso será montado no Espaço de Conhecimento da UFMG, na Praça da Liberdade, e o horário de funcionamento é o mesmo do museu, ou seja, das 10h às 21h.
 

Além desses eventos, acontecerão diversos outros pela cidade durante os meses de junho e julho. A programação completa pode ser acompanhada pelo site do Arraial de Belo Horizonte. Basta clicar na data e ver quais são as festas programadas para o dia.