Pular para o conteúdo principal

Belo Horizonte recebe representante do Ministério da Igualdade Racial
Foto: Stênio Lima/PBH

Belo Horizonte recebe representante do Ministério da Igualdade Racial

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte recebeu na tarde desta quinta-feira (22) a visita da Secretária de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR), Iêda Leal, que pode conhecer a Política Pública de Reparação e Promoção da Igualdade Racial desenvolvida pelo Executivo municipal e os desafios para sua transversalidade. As participantes do encontro também debateram os avanços na proposta da Reparação e Promoção da Igualdade Racial e a atual situação dos municípios com adesão ao SINAPIR.

 

Durante a reunião, que aconteceu na Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC), a subsecretária de Direitos de Cidadania, Glecenir Vaz, e a Diretoria de Políticas de Reparação e Promoção da Igualdade Racial, Makota Kisandembu Ifafémi Agboola, apresentaram o Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial do Município, pactuado em 2019, e o calendário oficial de datas alusivas às temáticas da igualdade racial. As capacitações oferecidas aos servidores municipais também foram tratadas, como um ponto estratégico para a superação do racismo institucional.

 

A Diretora Makota Kisandembu avalia que receber uma representante do Ministério da Igualdade Racial aproxima o município do Governo Federal e possibilita o alinhamento e a construção de pautas conjuntas. “A reunião fez uma análise da política no município de Belo Horizonte e, como também sou presidenta do Fórum intergovernamental de Gestores Municipais de Promoção de Igualdade Racial (FIPIR/MG) fiz uma análise política sobre Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial junto à Secretária Nacional”.

 

Entre os encaminhamentos, foi pactuada a construção de um evento internacional com foco nas temáticas de reparação e promoção da igualdade racial, a ser realizado ainda este ano, pela Prefeitura de Belo Horizonte e o Ministério de Promoção de Igualdade Racial (MIR), com foco na reavaliação de políticas públicas municipais.