Pular para o conteúdo principal

Belo Horizonte Film Commission firma parceria com o 14º Brasil CineMundi
Arte/PBH

Belo Horizonte Film Commission firma parceria com o 14º Brasil CineMundi

criado em - atualizado em

Belo Horizonte recebe nesta semana um dos principais eventos do mercado cinematográfico do país. O Brasil CineMundi - International Coproduction Meeting chega a sua 14ª edição consolidado como ambiente de mercado e plataforma de rede de contatos e negócios para o cinema brasileiro em intercâmbio com o mundo. O evento integra a programação da 17ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte. Visando a projeção de projetos mineiros para o mundo no mercado do audiovisual, bem como atração de filmagens para o município, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Belo Horizonte Film Commission, firmou uma parceria para integrar este importante evento do setor audiovisual. Entre as ações previstas estão a mediação de uma das mesas de debates do evento e a entrega do “Prêmio Belo Horizonte”, uma honraria inédita que será dada ao melhor filme da Mostra Território, do CineBH. Representantes da Belo Horizonte Film Commission também poderão participar da agenda de relacionamento em todos os dias do evento, juntamente com outros convidados do Brasil CineMundi.

Para Eliane Parreiras, Secretária Municipal de Cultura, essa parceria reafirma a importância que a Prefeitura de Belo Horizonte tem dado à política do audiovisual da cidade. “O Brasil CineMundi traz a capital de Minas para o centro do debate sobre o audiovisual no país. Produtores de 18 países da Europa e da América estarão aqui e poderão conhecer um pouco do que a cidade tem feito nos últimos anos para o desenvolvimento deste importante setor, por meio do BH nas Telas -  Programa de Desenvolvimento do Audiovisual”, completa Eliane.

O Secretário Municipal Adjunto de Cultura, Gabriel Portela, afirma que a parceria com o Brasil CineMundi é estratégica e relevante para o desenvolvimento do audiovisual na cidade. “Trata-se de um evento importantíssimo para o mercado do audiovisual e a internacionalização do cinema mineiro. Portanto, faz todo sentido que a Belo Horizonte Film Commission seja parceira nesta construção para que possamos apresentar a cidade para os produtores internacionais, possibilitando divulgar todo o trabalho que estamos desenvolvendo aqui, além de atrair novos investimentos para o setor”, ressalta.

Gabriel Portela, que também é gestor de políticas para o audiovisual em Belo Horizonte, será o mediador de uma das mesas de debate do Brasil CineMundi. Com o tema “Políticas de Difusão: Regulação do VOD e Internacionalização do Cinema Brasileiro”, a sessão passará por temas centrais sobre as questões ligadas às políticas de difusão do cinema nacional e a legislação de regulação e fomento do audiovisual, com foco na regulamentação dos serviços de streaming e na internacionalização do cinema brasileiro face ao contexto da crescente globalização dos circuitos de subvenção e difusão audiovisual. Participam do debate Débora Ivanov, produtora, diretora do Sindicato da Indústria do Audiovisual do Estado de São Paulo - SIAESP e liderança do +Mulheres – Cinema do Brasil; Joelma Gonzaga, Secretária Nacional do Audiovisual do Ministério da Cultura; e Juca Ferreira, Assessor Especial da Presidência – BNDES.

Outra ação importante da parceria é a criação do “Prêmio Belo Horizonte”, que irá contemplar o Melhor Filme da “Mostra Território” do CineBH - Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte, eleito pelo júri oficial do evento. Esta será a primeira edição da Mostra competitiva Território dentro do CineBH. A ideia é apresentar a olhares brasileiros, em Belo Horizonte, uma nova geração de autorias latino-americanas, a maioria em seus longas-metragens iniciais. São oito filmes, metade dirigida por mulheres. Cada um com princípios e práticas muito distintas. Todos têm em comum a valorização de diferentes naturezas de territórios em suas imagens. A ideia da premiação é valorizar a cidade de Belo Horizonte perante o cenário do audiovisual global. 

Cine Santa Tereza receberá programação da  Mostra CineMundi

O mais tradicional cinema de rua de Belo Horizonte receberá a programação de filmes do Brasil CineMundi em 2023. Destaque para a pré-estreia do longa-metragem “Tia Virgínia”, em sessão comentada pelo diretor Fábio Meira, no dia 30, sábado, às 20h. Protagonizado pela atriz Vera Holtz, o filme conta a história de uma mulher de 70 anos, que nunca se casou ou teve filhos. Convencida pelas irmãs Vanda e Valquíria (vividas por Arlete Salles e Louise Cardoso), Virgínia muda de cidade para cuidar da mãe idosa. Também integram o elenco Antônio Pitanga, Vera Valdez, Amanda Lyra, Daniela Fontan e Iuri Saraiva. Os filmes “Mato Seco em Chamas” (Adirley Queirós, 2023, classificação 14 anos) com exibição no dia 28, quinta-feira, às 19h30; e “Paterno” (Marcelo Lordello, 2022, classificação livre), com exibição no dia 29, sexta-feira, às 19h30, também integram a programação da mostra. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados na bilheteria do cinema, 30 minutos antes das sessões.

Sobre o 14º Brasil CineMundi

Um dos maiores eventos de coprodução internacional do país, o Brasil CineMundi acontece em edições anuais e consecutivas desde 2010 na programação da CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte. A 14ª edição acontece entre os dias 26 de setembro e 1º de outubro, com a participação de 63 profissionais do audiovisual de 18 países. Desses convidados, mais de 35 são produtores, agentes de vendas, distribuidores, tutores, representantes de fundos e programadores de festivais internacionais que irão participar das rodadas de negócios e ter contato direto com os realizadores e produtores dos projetos selecionados do evento. O evento é voltado ao estímulo da relação entre realizadores e produtores, no intuito de potencializar a presença brasileira no mercado de coprodução mundial.

No Ciclo de Debates deste ano, um dos temas urgentes será o da regulação do mercado audiovisual no Brasil. Os temas foram propostos por integrantes do Fórum de Tiradentes, realizado em janeiro, e os dois eixos estruturantes da problemática da difusão a serem conversados são a regulação e a internacionalização do audiovisual brasileiro. Dentro disso, mesas sobre streaming e sobre acordos de coprodução, fundos de apoio de festivais internacionais vão tratar de transformações do cenário contemporâneo diante da desterritorialização dos mercados.

A programação completa da 14ª edição do Brasil CineMundi pode ser consultada no site www.brasilcinemundi.com.br.

Sobre a CineBH

A 17ª CineBH  - Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte prevê em sua programação a oferta de atividades oferecidas gratuitamente ao público: exibições de filmes nacionais e internacionais, pré-estreias e mostras retrospectivas, programa de formação com a oferta de oficinas, workshops, laboratórios, masterclasses, debates e painéis, promoção do fomento ao empreendedorismo, dissemina a informação, produz e difunde conhecimento, cria oportunidades de rede contatos e negócios, reúne a cadeia produtiva do audiovisual numa programação abrangente e gratuita.

Um total de 8 espaços de Belo Horizonte vão ser ocupados pela Mostra: Cine Theatro Brasil Vallourec, Fundação Clóvis Salgado (Cine Humberto Mauro, Sala João Ceschiatti, Sala Juvenal Dias, Jardim Interno), salas de cinema do Centro Cultural Minas Tênis Clube, Sesc Palladium, Teatro Sesiminas, Praça da Liberdade, além do Cine Santa Tereza. Cada ambiente terá um perfil de atividade e de exibições, com encontros, bate-papos, negociações e vasta cartela de mais de 90 filmes em pré-estreias e mostras temáticas, entre curtas, médias e longas-metragens, selecionadas pelas equipes de curadoria. A programação completa da 17ª Mostra CineBH pode ser consultada no site www.cinebh.com.br.

O evento conta com patrocínio das Leis Federal, Estadual e Municipal de Incentivo à Cultura.

Sobre a Belo Horizonte Film Commission

Vinculada à Secretaria Municipal de Cultura, a Belo Horizonte Film Commission é responsável pela regulação, autorização e atração de filmagens no município de Belo Horizonte. Seu objetivo é valorizar a cidade por meio da facilitação da produção audiovisual, do acesso aos cenários urbanos, aos profissionais e às obras audiovisuais criadas na cidade.

Entre os seus principais serviços, destaca-se a autorização de filmagens e gravações em áreas públicas municipais para produções dos mais variados formatos: de programas de TV, obras de ficção, documentários, longas ou curtas-metragens, sejam nacionais ou estrangeiras. A colaboração da Belo Horizonte Film Commission se dá, especialmente, por meio da garantia de uma assistência para o melhor desenrolar da economia audiovisual no município, assegurando celeridade nos trâmites de autorização.

A Belo Horizonte Film Commission possui um catálogo de locações municipais, que pode ser acessado neste site e apresenta os mais diversos cenários existentes na cidade, passando por espaços como o Conjunto Moderno da Pampulha, algumas das principais praças da cidade, os equipamentos municipais da cultura, os Conjuntos Arquitetônicos tradicionais, a paisagem urbana e os parques da capital. Conta, ainda, com um cadastro de prestadores de serviços da cidade, buscando facilitar o acesso pelas produções de fora à reconhecida qualidade dos agentes produtivos do audiovisual mineiro.

A iniciativa faz parte do Programa de Desenvolvimento do Audiovisual de Belo Horizonte, o BH nas Telas, lançado em 2018 pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e que compreende uma série de ações voltadas ao desenvolvimento do setor audiovisual na capital.