Pular para o conteúdo principal

Banda da Guarda Municipal completa 10 anos de atividade

criado em - atualizado em

A Banda de Música da Guarda Municipal de Belo Horizonte está completando 10 anos e, para comemorar o aniversário, preparou uma série de apresentações em parques e praças da capital, para levar ao público um pouco da sua arte e da sua história. A programação começa no sábado, dia 15, com uma exibição na Praça da Liberdade, e se estende até quarta-feira, dia 19, quando será realizada uma solenidade no Teatro Francisco Nunes.

 

O grupo musical teve sua origem a partir de um projeto da Secretaria Municipal de Segurança, voltado para a valorização das potencialidades e conhecimentos dos servidores. O empenho e a persistência dos músicos integrantes permitiram que a Banda de Música de fato saísse do papel e fizesse sua primeira apresentação em 2007, nas comemorações dos 110 anos de Belo Horizonte.

 

De acordo com o atual regente, o subinspetor José Roberto dos Santos Gonçalves de Meira, o propósito dos 41 músicos que compõem o grupo é usar a música como uma ferramenta que transforme Belo Horizonte em uma cidade cada vez mais inclusiva, cultivando um ambiente de paz. Atualmente, a Banda de Música complementa as ações cidadãs da Guarda Municipal, com projetos e apresentações em escolas, praças públicas e em eventos sociais, sempre que é convidada.

 

Novidades

 

A temporada de 2017 da Banda de Música inclui uma série de apresentações em datas comemorativas, como as que ocorreram no Dia Internacional da Mulher, em 8 de março. A retomada do programa Sexta Musical, que acontece em praças e parques da cidade, sempre na primeira sexta-feira de cada mês, ao meio dia, também merece destaque.

 

A variação de repertório tem sido outra novidade. No decorrer de 2016, foram selecionadas 50 novas canções, que foram ensaiadas e já estão sendo apresentadas à população nos eventos deste ano.

 

Projeto Adote um Músico

 

O Adote um Músico é um programa de cunho social e cultural, desenvolvido pela Banda de Música em escolas da Rede Municipal de Educação. O objetivo do projeto é oferecer oportunidades e ensino de música para adolescentes de comunidades com altos índices de vulnerabilidade social, afastando-os da trajetória de criminalidade. São oferecidas aulas de teoria musical, técnicas de canto, percussão e flauta doce. Em 2017, as atividades do projeto estão sendo realizadas na Escola Municipal Dom Orione, na região da Pampulha.

 

Confira a programação das apresentações de aniversário da Guarda Municipal:

 


Dia: 15/04- Sábado

Apresentação da Banda de Música

Praça da Liberdade – Bairro Funcionários

Horário: 18h

 

Dia: 16/04- Domingo

Apresentação da Banda de Música

Parque Fazenda Lagoa do Nado

Rua Desembargador Lincoln Prates, 240 - Itapoã

Horário: 10h

 

Dia: 17/04- Segunda

Apresentação da Banda de Música

Estação Move Pampulha

Av. Portugal, 3.700 - Pampulha

Horário: 17h30

 

Dia: 17/04- Segunda

Apresentação da Banda de Música

Estação Move Venda Nova

Rua Padre Pedro Pinto, 2.277 – Venda Nova

Horário: 18h

 

Dia: 18/04 - Terça 

Ensaio Aberto

Local: Sede da Banda de Música GMBH

Endereço: Rua Prof. Magalhães Penido, 770 - São Luiz

Horário: 9h

 

 

Dia: 19/04

Apresentação Comemorativa aos 10 anos da Banda GMBH

Local: Teatro Francisco Nunes

Endereço: Av. Afonso Pena, s/nº - Centro

Horário: 19h